A importância de ter uma Loja Virtual responsiva

loja virtual responsiva

Você possui smartphone ou tablet? Com qual frequência você costuma utilizá-los para acessar a internet? Tenho certeza de que as respostas acima são “sim” e “todos os dias”, respectivamente. Seus amigos e familiares também darão a mesma resposta, assim como potenciais consumidores nas ruas, em praças, dentro dos ônibus e até mesmo no trabalho.

Atualmente, o acesso mobile tem sido o grande impulsionador do comércio eletrônico, já que o acesso ao produto ou loja virtual é quase que imediato, bastando deslizar pelas telas do smartphone ou tablet e ficar a um clique para realizar a compra.

Hoje o acesso por mobile já ultrapassa o acesso por desktops, tornando os dispositivos móveis poderosas ferramentas para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas e dúvidas quase que imediatamente.

Vantagens para o seu ecommerce

Quais as principais vantagens para a sua loja virtual? Digamos que você trabalha com móveis para quartos de crianças e um cliente pesquisa no Google um termo semelhante e encontra sua loja, porém quando ele acessa por algum dispositivo mobile, verifica que a loja está toda desconfigurada e de difícil acesso na navegação. Qual será a reação desse cliente em potencial? Ele não ficará nem um minuto em sua loja e procurará o concorrente que esteja com uma loja virtual adaptada para os dispositivos móveis.

Isso se deve ao fato de que ela não é responsiva, ou seja, não se adapta às resoluções dos dispositivos móveis. Por isso é de extrema importância visualizar sua loja virtual em todos os dispositivos e saber realmente se ela é responsiva ou não. Você já chegou a fazer esse teste em sua própria loja virtual? Não? Cuidado! Você pode estar perdendo muitas vendas!

Uma das grandes vantagens do mobile é exatamente essa facilidade de acesso em qualquer lugar, além de pesquisas e compras espontâneas e orgânicas que você pode estar perdendo por não ter uma loja responsiva. Além de ter uma bela loja sendo visualizada no desktop, é necessário fazer uma análise bem detalhada de todas as páginas e passos no ambiente mobile de sua loja.

Conhecendo o cliente do meu E-commerce

Pense como o seu cliente pensaria. O que ele gostaria de ver primeiro na loja, quais informações são realmente relevantes e devem aparecer para ele no celular? O cadastro e confirmação de compra estão funcionando corretamente? Todos os campos de preenchimento estão alinhados e perfeitamente configurados? A loja mobile está com uma boa velocidade e preparada para uma grande demanda de transações?

Outro ponto importante é o posicionamento no Google. Em suas mais recentes atualizações, ele prioriza os sites que possuem versões mobiles ou responsivas e rebaixa os sites que ainda estão com  o layout preparado apenas para desktops. Ou seja, para aparecer nas primeiras posições nos mecanismos de busca para as suas palavras-chave, é necessário ter uma loja responsiva bem estruturada e completa.

Quando decidir criar sua loja virtual, ou atualizar a plataforma de seu ecommerce tenha em mente essa questão como prioridade, pois o acesso mobile cresce absurdamente todos os dias e chegará o dia em que ele será absoluto. Para ser mais exato, 23,7% das vendas das lojas virtuais foram feitas através de smartphones e tablets no mercado brasileiro de ecommerce, de acordo com números de 2017, o que representa um crescimento de 35,9% em relação ao ano de 2016, ou seja, para 2018 a expectativa do crescimento é ainda maior.

Um dos segmentos que mais vende dentro do mercado brasileiro de ecommerce, é a categoria “Saúde e Beleza”, que está na primeira posição do Ranking com 25% de participação nas transações, seguida por produtos da categoria “Casa” e categoria “Moda”.

Em um futuro bem próximo, caso sua loja virtual não esteja preparada para esse tipo de acesso, provavelmente ela estará fadada ao fracasso, pois nesse momento há uma grande revolução no mercado digital,  em que os usuários são cada vez mais exigentes e extremamente criteriosos quanto à qualidade e velocidade da loja virtual , portanto a responsividade é um dos fatores primordiais para a realização das compra e fidelização do cliente em sua loja, seja no layout, mas principalmente na navegação e experiência do usuário.

Na Noxvox, oferecemos uma plataforma de ecommerce responsiva e baseada nos maiores players do mercado de e-commerce brasileiro, além de ter uma visão específica para dispositivos móveis, sendo smartphone ou tablet . Consulte um de nossos consultores e conheça todos os recursos e ferramentas de nossa plataforma.

Nosso objetivo é fazer sua loja vender muito mais e ter sucesso no mercado de Ecommerce!