Aumento de produtividade

 

Atualmente, ficar sem tempo é sinônimo de sucesso, de ter uma vida atarefada e cheia de compromissos, sempre ocupado dando uma boa impressão para o seu círculo social.

Se isso é bom ou ruim, dependerá totalmente da pessoa, mas o certo é que você precisa ser produtivo nas tarefas que deseja realizar, por isso, muitas vezes as pessoas preenchem todo o espaço livre delas com atividades, mas em alguns casos não conseguem ser boas em nenhuma.

É necessário listar todas as suas atividades e ações que são importantes para você e analisar se você realmente está sendo produtivo nela. Muitos empreendedores gostam de fazer diversas atividades ao mesmo tempo, achando que tem total controle sobre elas, mas acabam sobrecarregados, e acabam se desorganizando para poder entregar e atender tudo em curto prazo.

A verdade é que mesmo você sendo um ótimo empresário, empreendedor, administrador e gerente, não conseguirá fazer tudo sozinho. Você pode até se beneficiar fazendo pequenas tarefas ao mesmo tempo, mas assim que as tarefas aumentam, você perderá esse benefício e acabará se atrapalhando, além de ficar mais lento para executar essas tarefas, sendo melhor executar uma de cada vez.

Muitos empreendedores acabam abrindo mão de suas refeições e tempo de descanso para poder trabalhar mais, com a ilusão de que tralhando mais conseguirão produzir mais. Se o nosso cérebro não tiver descanso, perderá o foco e a criatividade para produzir. É preciso administrar o seu tempo melhor, com pausas para que o cérebro possa descansar e voltar recarregado. O estresse é uma das causas dessa falta de descanso do cérebro e corpo. Para conseguir ser produtivo e funcional o segredo é descansar o suficiente para relaxar o seu corpo e recomeçar suas atividades.

Além do descanso para o seu corpo e mente, é preciso identificar alguns pontos que podem estar atrapalhando a sua produtividade. Uma delas é a interrupção. Quando você se distrai com alguma coisa, você perde o foco no que estava fazendo e essa interrupção pode demorar até meia hora para você retomar o foco e voltar a produzir. Um dos vilões que ajudam nessas distrações são as diversas reuniões que acabam atrapalhando mais do que resolvendo os problemas.  Se as reuniões realmente forem necessárias, marque-as no começo do trabalho ou no fim, para não ficarem te distraindo no meio do processo de produção e criação. De todas as formas, evite reuniões ao máximo.

Caso precise ligar para resolver alguma tarefa ou até mesmo uma reunião presencial, determine um tempo específico para solução, algo entre 15 e 30 minutos. Seja direto e não perca tempo com informações desnecessárias. Dentro da empresa, tente concluir uma tarefa em até no máximo duas horas. Muitas pessoas dedicam o dia inteiro para certa tarefa, mas no final do dia já não conseguem sair do lugar e travam na produção.  Limitando o seu prazo para entrega, você conseguirá produzir mais, com mais qualidade e em menos tempo.

Organizando tarefas

Defina suas tarefas com clareza, para ser mais preciso e eficiente na execução delas. Evite com toda as forças a ambiguidade, dando margem para a procrastinação. Seja específico no que é realmente importante e ganhe tempo.

Tente dividir bem o seu dia com todas as tarefas necessárias, para serem executas no horário certo, afim de ganhar tempo, produzindo melhor e com mais eficiência.

Organize todos os seus horários, tente colocar tudo o que você precisa fazer dentro de um grupo e filtre as tarefas em ordem de prioridade.

Administrando o tempo

Como gestor, você deve passar esses ensinamentos para os funcionários de sua empresa e colaboradores de sua loja virtual, para que eles também consigam produzir melhor e em menos tempo, mas para exigir isso deles é necessário que eles trabalhem em um ambiente saudável e motivacional. Pague a eles um salário justo para que eles possam executar as tarefas de maneira responsável e sempre faça com que eles se sintam valorizados. Para que eles possam produzir mais, é necessário ter as ferramentas certas para cada tipo de trabalho. Se você está exigindo rapidez nos processos, porém o seu sistema é lento, ou a maneira que lida com os processos é confusa, está na hora de reorganizar sua empresa, pois você pode estar perdendo dinheiro com isso.

Se tiver que elogiar, elogie na frente de todos e se possível, crie premiações para manter a motivação dos seus funcionários.

Saiba que a administração do tempo é um fator primordial para o seu sucesso pessoal, de sua empresa e ecommerce. Valorize-o e colherá os frutos rapidamente.

Estamos à disposição para ajudar seu ecommerce a vender mais.