Banners para Loja Virtual

CRIAÇÃO DE ARTES E BANNERS
CRIAÇÃO DE ARTES E BANNERS

O que torna uma loja virtual mais bonita e agradável? É uma pergunta que possui muitas respostas, pois para cada loja virtual existe um tipo de público específico com percepções diferentes, de acordo com os seus desejos e necessidades. Porém, em um quesito todas as empresas que possuem um ecommerce devem concordar: a criação de artes bem elaboradas e relacionadas a promoções, novidades e informações relevantes dos seus produtos, é uma excelente ferramenta de vendas online.

Além de utilizar imagens em alta resolução dos produtos, o trabalho de design e criação de todas as artes de uma loja virtual tem um peso importantíssimo na experiência de compra do usuário. Um banner feito com cuidado e capricho e de acordo com a identidade visual da marca, pode aumentar bastante as conversões de uma loja virtual.

Com os banners, você consegue inserir propagandas e dar destaque  a produtos específicos, categorias, promoções e novidades em sua loja virtual, por isso é necessária cautela ao criar um tipo de arte como esta, pois é a imagem que sua empresa transmitirá ao cliente.

Tipos de banners para lojas virtuais

Existem 3 tipos de banners tradicionais no ecommerce: o banner estático, o banner animado e o banner interativo. O banner estático, como o próprio nome já diz, é um banner com imagens fixas, somente com a informação que deseja destacar, sem nenhuma interatividade. É um banner muito utilizado, pois sua criação é mais simples, além de transmitir uma mensagem mais direta ao cliente. Outro a se destacar é o banner animado, que pode ter movimentações de elementos, trocas de textos e imagens, além de sequências de conteúdos com diferentes chamadas. O banner animado geralmente utiliza a extensão .gif.  Banners interativos são banners animados que dependem de uma ação do cliente para a movimentação. Normalmente há um convite para alguma ação através de uma chamada do gênero “passe o mouse por cima”. Assim, libera-se a movimentação do banner através de um script. 

A criação dos banners e artes na loja precisam possuir absoluta harmonia com todo o layout, e o designer deve ficar atento  à quantidade de informações que cada arte deve ter, para não gerar poluição visual e confundir o cliente. Aqui o importante são excelentes imagens e o cuidado na composição das cores, textos e fontes.

Harmonia no layout
Harmonia no layout

Utilização de banners no ecommerce

Existe um senso comum em utilizar os banners principais na Home logo abaixo do cabeçalho e informações das categorias. Uma recomendação é de não utilizar mais do que 4 banners neste espaço, pois isso pode trazer muitas informações para o cliente e gerar dúvidas, o que pode ocasionar na saída rápida dos clientes da loja. Atualize os banners da loja virtual quando for lançar novas promoções e em datas comemorativas ou especiais.

Caso sua loja virtual ofereça frete grátis ou alguma promoção com cupom de desconto, deixe bem claro essas informações nos banners principais, pois este pode ser um atrativo a mais para que o cliente decida por fechar uma compra. Em cada passo da navegação, exibabanners que possam ajudá-lo a concluir a compra ou até mesmo sinalizando em qual categoria da loja virtual ele está no momento. Uma boa dica é colocar banners nas categorias principais, destacando a sessão da loja virtual em que o cliente se encontra.

Inclua links redirecionais nos banners da loja virtual para que em poucos cliques o cliente possa encontrar o produto desejado e realize a compra. Porém, certifique-se de que todos os links existem, pois será uma experiência desagradável para o seu cliente caso ele clique em um banner que esteja falando sobre algum produto de seu interesse com um link quebrado ou inexistente.

Os banners de um ecommerce precisam ser desenvolvidos com bastante empenho, se possível contrate um designer qualificado para essa criação, pois sua experiência pode ajudar não apenas no desenvolvimento dos banners para o ecommerce, mas também no conceito da identidade visual que sua empresa deseja transmitir ao seu público alvo. Lembre-se de que esses banners podem ser o primeiro contato de um cliente com a sua loja virtual!

Estamos à disposição para ajudar a sua loja virtual a vender mais!