Chatbots no comércio eletrônico. Vale a pena?

Com a constante evolução tecnológica e as diversas formas de pagamento nas compras, os clientes tem optado cada vez mais por compras online, devido à comodidade, preço e atendimento. Atendimento? Como assim? Sim, o atendimento online tem melhorado bastante e as dúvidas de clientes devem ser respondidas quase que instantaneamente, seja por email, chat online dentro da loja, Instagram ou Facebook.  Com tudo isso, surgiu uma nova modalidade de atendimento: os chatbots. Mas, o que são os chatbots?

De forma direta, os chatbots são robôs que utilizam de Inteligência Artificial (AI) para aproximar as empresas de seus clientes, dando um tom quase pessoal na conversa. Os chatbots podem ser o futuro do relacionamento das empresas com os clientes, já que eles conseguem aproximar esses clientes, tirando suas dúvidas quase que imediatamente.

Atualmente, as empresas estão abertas a esse tipo de comunicação com o uso de inteligência artificial, chatbots e outros assistentes virtuais para melhorar a estratégia de vendas e suporte em suas lojas virtuais, porém muitas empresas estão se aventurando nessa nova onda sem saber exatamente do que se trata.

Sabemos que com as ferramentas de gerenciamento e análise da loja, como o Google Analytics conseguimos reunir e interpretar diversos dados e informações coletadas em um determinado período, e a AI ajuda a analisar esses dados, porém são necessárias outras tecnologias para transformar esses dados em planos estratégicos. Ainda não podemos confiar totalmente na análise da inteligência artificial no ecommerce, justamente por ainda se tratar apenas de coleta de dados e utilizar esses dados para tomada de decisões e gerar novas experiências para os clientes. Compreender, estudar e analisar a eficácia desses dados que é a cereja do bolo no ecommerce.

Os clientes querem que suas dúvidas e anseios sejam solucionados rapidamente, e querem ter experiências prazerosas e precisas em tempo recorde. Vamos pegar o exemplo da UBER. O cliente precisa de um carro naquele momento para atendê-lo rápido e da melhor forma. Assim como uma assinatura no Netflix, o cliente paga para ter aquele catálogo e assistir filmes e séries no momento em que desejar.  Ele não faz planos para daqui a 3 meses, ele quer resolver o problema no mínimo tempo possível e a coleta desses dados de AI são extremamente importantes para entender esse comportamento do cliente.

Exatamente aqui que entram os Chatbots. Como falado anteriormente, eles são robôs desenvolvidos para as empresas terem uma comunicação com o cliente de forma automatizada, porém os chatbots mais evoluídos são desenvolvidos com AI para aprender em cada conversa interagir de maneira mais eficaz e pessoal, trazendo aquele sentimento de personalização para o cliente. Mas, não se engane! Tudo tem um custo.

Quanto custa um chatbot?

Nós estamos falando sobre como os chatbots ajudam na conversa com o cliente, na maneira de realizar um pedido, atendimento personalizado, mas não falamos sobre quanto custa implementar um software desses em sua loja virtual.

Se você precisar de um chatbot complexo para ouvir uma variedade de perguntas, responder adequadamente e direcionar os clientes para tarefas mais complexas, provavelmente não poderá encontrar uma solução interna. Será necessário contratar desenvolvedores externos para criação de algoritmos altamente complexos e necessários para tornar sua conversa inteligente.

Um chatbot projetado por uma agência externa custará, no mínimo, R$30.000. E isso é para um simples bot também. Um bot mais avançado e de primeira linha pode custar R$150.000,00.

É importante considerar os custos de manutenção a longo prazo de um especialista em TI com habilidades suficientes para gerenciar e atualizar o bot. Você pode ver por que esses bots avançados são normalmente reservados para empresas maiores.

Caso deseja conhecer um pouco mais sobre a criação de chatbots, você encontra várias plataformas de criação com custo-benefício melhor, como blip.aichatfuel.comapi.ai e o chatclub.me.

Quais as vantagens em utilizar um chatbot no ecommerce?

Os chatbots ajudam na jornada da compra, por isso é necessário fazer perguntas que realmente serão relevantes para o cliente finalizar a compra em sua loja virtual. Faça uma lista de perguntas e dúvidas que o seu cliente pode ter dentro de sua loja e verifique se esse mesmo cliente utilizaria um chatbot para sanar suas dúvidas.

São muitas as vantagens em utilizar o chatbot, como automatizar as suas vendas, conversar com os clientes dentro de aplicativos que eles já possuem (Messenger, Skype, Whatsapp), e se relacionar com os clientes de forma mais ágil. A grande vantagem do chatbot é fazer com o que o cliente enxergue a empresa como uma amiga. Se o seu chatbot conseguir fazer isso, o sucesso é garantido.

Chatbots são softwares de alta tecnologia e estão em bastante evidência nos dias de hoje, pois podem economizar tempo e aumentar suas vendas, mas é preciso cautela e estudo para fazer com que essa ferramenta seja uma aliada para seu ecommerce.