Como aproveitar datas comemorativas para vender mais em seu ecommerce

Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Dia das Crianças, Natal, enfim, todo mês tem alguma comemoração diferente e cada loja se prepara de maneira diferente para atrair clientes e converter mais vendas.  Você tem feito um planejamento adequado para o seu Ecommerce ? Quais estratégias você definiu para essas datas comemorativas? Se está perdido ou em dúvida, não se desespere. Vamos ajudá-lo a planejar uma estratégia eficaz para vender muito mais!

O primeiro passo é criar um calendário com todas as datas especiais para traçar uma estratégia de marketing para a sua loja virtual. Feito isso, tenha em mente o seu público alvo e tente pensar como ele reagiria às suas promoções e qual é a sua verdadeira necessidade. Um paralelo que precisa ser comentado é que muitas vezes, em datas como Natal e Dias das Mães, muitos clientes não são o seu público-alvo e sim os filhos, companheiros e amigos de seus compradores em potencial, por isso é necessário pensar nesse público para elaborar sua estratégia. Crie campanhas para quem compra em sua loja virtual e para quem receberá os produtos de sua loja.

Como vender mais pelas Redes Sociais

Conquiste  clientes em redes sociais com criatividade e suspense através de teasers sobre a campanha e uma data específica de lançamento, para obter maior engajamento com seu cliente em potencial. Faça perguntas para a sua audiência e analise as respostas de cada um.  Responda aos clientes com cuidado e atenção nas redes sociais, para manter a boa imagem de sua empresa.

Transmita mais credibilidade com textos, artigos e posts nas redes sociais e fale um pouco mais sobre a data em si, fazendo ligações com seu ecommerce para mostrar engajamento com o seu cliente, pois dentro de um post no Facebook, uma foto no Instagram ou um artigo em seu blog, pode haver uma grande chance de clientes acessarem a sua loja virtual, por isso, mantenha sua presença social ativa e compartilhe conhecimento em sua área.

Produção de Conteúdo para Ecommerce

Conteúdo é tudo, por isso quanto mais informações você compartilhar com seus clientes, mais confortável ele estará em realizar uma compra em seu ecommerce. Uma tática que tem sido muito utilizada é a de criar pequenos vídeos explicativos na página do produto e no Youtube. Esses vídeos, além de falar um pouco sobre o produto/serviço de sua loja virtual, cria uma aproximação entre sua marca e seu público-alvo. Se um usuário curtir o seu vídeo, ele se torna um lead em potencial para o seu Ecommerce, que poderá converter essa ação em vendas. Porém, pense em qual comportamento adotar nos vídeos e veja se é condizente com a identidade de sua empresa.

E-mail Marketing para Ecommerce

Uma poderosa ferramenta para atrair os clientes nas datas sazonais é o email marketing. Com esse recurso você cria listas de clientes específicos que já compraram em sua loja ou tem interesse em seus produtos e envia conteúdos específicos e personalizados no email. Muitas vezes a conversão acontece dessa forma, pois em um momento de impulso, o usuário recebe um email com ofertas relacionadas com as suas preferências, acessa a loja virtual e finaliza a compra. Crie inúmeras listas para clientes e produtos diferentes e perceba o resultado. Seu faturamento poderá aumentar muito apenas com essa ferramenta de email marketing personalizada em seu ecommerce.

Faça benchmark para analisar e comparar os serviços ou produtos que a sua concorrência está promovendo nessas datas. Mas, cuidado! Não é para copiar a estratégia deles e sim ter uma  ideia do que eles estão fazendo à respeito de promoções, post e sorteios. Com isso em mente, você conseguirá se diferenciar e atrair mais clientes para o seu ecommerce, com a possibilidade de realizar descontos mais atrativos e promoções mais eficazes.

Pós Venda no Ecommerce

Fique atento ao seu pós-venda e às necessidades reais de seus clientes. Muitas vezes o cliente fica perdido no limbo ao realizar primeira em uma loja. Faça uma pesquisa de atendimento com seus clientes, saiba se ele gostou do produto, atendimento, preço e tente fidelizar este cliente através de promoções, envio de ebooks e tutoriais.  Faça todo o possível  para aumentar o vínculo de seu cliente com a sua marca.

O pós-venda é tão importante quanto a venda em si, pois apenas com um trabalho completo e bem feito, seus clientes criarão um vínculo com a sua marca, voltarão a comprar em seu ecommerce e podem indicar amigos para conhecer a sua empresa.

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