Como configurar o Magento para Multilojas?

magento multilojas

Se você possui várias marcas e/ou lojas e quer utilizar uma instalação da Plataforma Magento para administrar todas de uma mesma instalação, saiba que é possível sim!

A instalação de várias lojas é uma das características mais importantes que a Loja Magento possui. Além de oferecer essa funcionalidade para configurar várias lojas, Magento também é escalável, ou seja, você não precisa se preocupar com problemas no crescimento de seu ecommerce.

Na configuração de várias lojas você pode gerenciar mais de uma loja com um painel único de instalação e administração, para isso você precisa ter mais de um domínio e configurar o servidor para redirecionar cada loja para o domínio específico.

Antes de adicionar mais uma loja na plataforma, é necessário configurar os dois nomes de domínio na mesma instalação. Isso significa que a raiz de cada host deve direcionar para o arquivo onde o Magento está instalado.

Suponhamos que você tenha um servidor com Cpanel e uma configuração Magento com o nome de domínio www.minhaloja1.com.br e agora você deseja adicionar outro domínio www.minhaloja2.com.br no mesmo painel de administração. Como você deve proceder?

Entre em Aliases do cPanel e adicione o novo domínio. Os Aliases do novo domínio www.minhaloja2.com.br no mesmo diretório onde a configuração original está instalada. O próximo passo agora é configurar a loja. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Crie uma nova categoria em CATÁLOGO> GERENCIAR CATEGORIAS;
  2. Na próxima tela, crie uma nova categoria ROOT ( em algumas traduções pode estar escrito DEFAULT);
  3. Digite o nome da categoria e marque como habilitada;
  4. Clique na configuração de exibição e defina Is Anchor como Sim e salve a categoria;

Após realizar esses passos, é necessário configurar a loja, para isso vá em SISTEMA>GERENCIAR LOJAS e continue com os seguintes passos:

  1. Clique em CRIAR WEBSITE, insira os dados e salve;
  2. Clique em CRIAR LOJA e vincule a loja ao website criado e ao catálogo de produtos;
  3. Crie uma VISÃO DE LOJA e vincule à loja que criou. Você pode criar quantas lojas desejar, porém a visão de loja é única e não pode ser utilizada por outras visões.

Reindexe os índices do Magento e configure o .htaccess na instalação do seu Magento. Antes de configurar esse arquivo, crie um backup de segurança para não perder os dados em caso de conflito. Abra o .htaccess e insira o seguinte código no final do arquivo:

############################################

## Changed to host multiple domains

SetEnvIf Host www\.minhaloja1\.com\.br MAGE_RUN_CODE=base

SetEnvIf Host www\. minhaloja1\.com\.br MAGE_RUN_TYPE=website

SetEnvIf Host ^ minhaloja1\.com\.br MAGE_RUN_CODE=base

SetEnvIf Host ^ minhaloja1\.com\.br MAGE_RUN_TYPE=website

SetEnvIf Host www\. minhaloja2\.com\.br MAGE_RUN_CODE= minhaloja2

SetEnvIf Host www\. minhaloja2\.com\.br MAGE_RUN_TYPE=website

SetEnvIf Host ^ minhaloja2\.com\.br MAGE_RUN_CODE= minhaloja2

SetEnvIf Host ^ minhaloja2\.com\.br MAGE_RUN_TYPE=website

Lembrando que nas primeiras 4 linhas do código você deve inserir o seu domínio principal e vincular ao código base de sua loja virtual. Nas 4 linhas restantes você deve inserir o novo domínio.

Para configurar o redirecionamento correto dos domínios, vá em SISTEMA>CONFIGURAÇÃO e no canto superior esquerdo, selecione a loja que criou e deseja configurar o redirecionamento. Vá em GERAL>WEB e desmarque a opção USAR PADRÃO, depois digite a URL do novo domínio nas opções de HTTP e HTTPS. Limpe o cache do Magento e verifique se os redirecionamentos estão funcionando corretamente.

Como é uma nova loja, será necessário criar as páginas e blocos estáticos ou simplesmente alterar as informações existentes para que possa visualizar na nova loja, além de adicionar produtos e categorias, pois a loja estará vazia, sem nenhum produto.

A opção de Multi Lojas do Magento é perfeita para quem deseja separar todos os departamentos da loja, criar submarcas e até lojas com preços diferentes para cada cliente. Você ainda pode criar lojas com idiomas diferentes, apenas criando uma visão de loja diferente para cada domínio.

O Magento é uma plataforma robusta que possui diversos recursos e funcionalidades que se adaptam às necessidades diárias dos clientes para a evolução de seus negócios.