Como otimizar imagens em sua Loja Magento

Empreendedores escolhem o Magento para como plataforma de comércio eletrônico, devido a sua robustez, escalabilidade e recursos avançados para ecommerce.

As lojas virtuais desenvolvidas em Magento podem ser ricas em imagens, principalmente para exibir os diversos produtos que estão disponíveis em estoque. No entanto, ao mesmo tempo em que as imagens são essenciais para apresentar produtos aos clientes, elas também contribuem significativamente para o tempo de carregamento de uma loja virtual.

O tempo de carregamento, e consequentemente, a velocidade da loja virtual tem um impacto direto na experiência do usuário, sendo muitas vezes o motivo de desistência de uma compra.  Caso a página demore muito a carregar, poderá implicar no posicionamento de sua loja junto ao Google. Hoje o número de desistência de compras devido à lentidão no carregamento da página chega a 40%.

Justamente por disso, é extremamente importante dar atenção devida na a otimização das imagens em sua loja Magento, para ter um tempo de carregamento mais rápido. Vamos ensinar como otimizar essas imagens da maneira correta.

Primeiramente, para otimizar fotos e imagens na Plataforma Magento é necessário salvá-las no formato correto. Hoje em dia, a maioria das pessoas utiliza o formato JPEG para o menor tamanho ou PNG para imagens transparentes de maior qualidade. Às vezes o GIF é usado, embora normalmente apenas para animações.

Resolução perfeita de uma imagem para ecommerce

A resolução de uma imagem deve estar de acordo com o tamanho que é exibido em sua loja Magento. Em alguns casos, pode até uma boa ideia testar várias versões da mesma imagem em diferentes resoluções, especialmente se o seu site for responsivo e se adaptar de acordo com o tamanho da tela dos dispositivos.

Extensões para otimizar imagens

Quanto maior a resolução de uma imagem, maior o tamanho do arquivo, porém existem meios de otimizar as imagens perdendo o mínimo de qualidade.

Muitas vezes, as imagens são compactadas para reduzir o tamanho do arquivo, porém acabam perdendo parte de sua qualidade. É necessário encontrar um equilíbrio entre o tamanho e a qualidade do arquivo, embora existam algumas opções de compactação sem perdas que reduzem ligeiramente o tamanho do arquivo das imagens removendo dados desnecessários. Um bom software que realiza essa compactação e perde o mínimo de qualidade possível é o Fileminimizer.

Se você optar por usar extensões para otimizar imagens no Magento, ganhará um tempo precioso que pode ser utilizado em outras tarefas para gerenciar sua loja virtual. Caso deseja fazer essa otimização manualmente, lembre-se de que você irá lidar com muitas imagens e isso demandará muito tempo para configurar e editar todas essas imagens.

Além de ajudar na velocidade da loja e no rankeamento no Google, otimizar as imagens pode aumentar o tempo de permanência do usuário dentro da loja, pois além de deixar seu ecommerce mais rápido, suas imagens serão exibidas em uma boa resolução, o que pode resultar em uma excelente experiência de compra para seus  clientes.

Se não tiver nenhuma imagem do produto na página, o cliente pode ficar inseguro sobre comprar esse produto em específico. No entanto, se houver uma imagem clara que complementa uma descrição, o cliente saberá exatamente o que esperar ao realizar a compra em sua loja virtual.

Para realizar os testes de velocidade em sua loja virtual e como as imagens estão impactando na performance de seu Ecommerce, consulte as ferramentas abaixo:

Ter o cuidado em otimizar suas imagens pode ser um grande diferencial e fator decisivo para aumentar suas vendas online. Utilize ferramentas e módulos que façam esse otimização de maneira automatizada para ganhar tempo, mas lembre-se de sempre garantir um serviço de alta qualidade ao seus clientes.

Agora que você já sabe o que é necessário para otimizar imagens em sua Plataforma de Ecommerce, você poderá reduzir drasticamente o tamanho de seus arquivos e melhorar a velocidade das páginas de sua loja. Tenha em mente que é necessário otimizar constantemente as novas fotos e imagens que você adiciona, para que seu Ecommerce mantenha o carregamento  o mais rápido possível.

Caso queira saber mais sobre otimização de imagens para Ecommerce ou conhecer mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco que estamos à disposição para ajudar a otimizar as vendas de sua loja virtual Magento.