Como preparar o ecommerce para datas comemorativas

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Black Friday, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados são algumas datas no ano em que a busca por ofertas e compras aumentam consideravelmente, por isso é preciso que seu ecommerce esteja preparado para qualquer instabilidade que possa surgir devido ao número de visitas e ter o cenário ao seu favor.

Há muitas razões pelas quais um servidor pode cair. A sobrecarga de servidores com pedidos durante eventos de alto tráfego como Black Friday, Natal ou com uma campanha de anúncios patrocinados é muito comum e pode afetar o seu ecommerce.

Conhecendo o nicho do seu ecommerce

Esses eventos que geram diversas visitas e vendas podem deixar a sua loja virtual sem resposta e lenta para carregar. Seja qual for o cenário, se o seu comércio eletrônico não estiver preparado para um aumento de demanda inesperada, você não conseguirá lidar com o pico de tráfego resultante. Por sua vez, seus clientes terão uma experiência ruim, o que pode ocasionar em prejuízos para a sua empresa.

Esses momentos de engajamento durante as datas comemorativas oferecem informações sobre como as pessoas interagem dentro de sua loja e mostram também a importância de estar preparado para eventos de alto tráfego. Como empresário no ramo do comércio eletrônico, você precisa de tempo e recurso para criação de anúncios e traçar estratégias bem-sucedidas para divulgar sua marca, tendo como principal objetivo levar visitantes para a sua loja, por isso é importante estar preparado. Estudos mostraram que 79% dos usuários desistem de navegar e comprar em lojas virtuais devido a lentidão no carregamento da página e muitos não retornam à loja.

Tráfego Ecommerce

Vamos dar algumas dicas para que sua loja não entre para essa estatística.

Dicas para atrair mais clientes em datas comemorativas

Primeiramente, crie uma lista de ofertas antecipadas para inserir em sua loja virtual e defina todas as ações em períodos sazonais. A melhor estratégia é começar a pensar nas datas futuras nesse exato momento, pois os clientes estão visitando e se relacionando com a sua loja agora. Crie empatia com o seu público e garanta a melhor compra para ele. Isso ajuda o cliente a lembrar de sua loja nestas datas.

Tenha sempre um segundo plano caso a loja fique indisponível. Faça backups de sua loja virtual para garantir a segurança na entrega dos pedidos e dados de seus clientes. Faça diversos testes de compra em sua loja e tenha certeza de que tudo esteja funcionando corretamente. Na Noxvox, nossos servidores são preparados para alta demanda de acessos, por isso, se utilizar nossos serviços você não precisará se preocupar em caso de aumento de visitas em seu ecommerce. Caso precise de mais processamento, basta entrar em contato conosco que otimizaremos ainda mais sua hospedagem magento. Realizamos testes diários em nossos servidores que visam proporcionar estabilidade, velocidade e segurança para as lojas virtuais de nossos clientes.

No cenário dinâmico e bombardeado de informações que recebemos diariamente é preciso muita criatividade para se destacar de seus concorrentes. Crie peças gráficas interessantes e vídeos que possam atrair os clientes para o seu ecommerce, mas divulgue apenas conteúdos profissionais e originais.

Com o aumento  de acessos via mobile, faça testes de compra e layout e analise se está entregando uma experiência de usuário acima da média para os seus clientes. Se for preciso, crie uma visão específica para dispositivos móveis, pois hoje em dia, a maioria dos acessos são realizados por mobile. Nossos temas são todos compatíveis e ajustados para os dispositivos móveis, assim como uma visão única e layout criado para essa experiência.

Analise através do Google Analytics os produtos que possuem mais visualizações e tente criar ofertas com descontos atrativos para os clientes. Com essas promoções definidas, prepare uma campanha e envie um email marketing para sua lista de clientes que podem se interessar pelos produtos. Fidelize esses clientse e oferece um ótimo atendimento em casos de dúvidas sobre as compras e produtos.

O atendimento ao cliente precisa ser perfeito, com respostas rápidas, educadas e que demonstrem atenção ao cliente. Clientes devemse sentir acolhidos e seguros para comprar em seu ecommerce, ainda mais em épocas aonde ele será bombardeado com várias ofertas de lojas diferentes. Oferecer um atendimento memorável pode ser um grande diferencial para a sua loja virtual.

Colocando em prática as dicas que citamos acima, rapidamente você observará um aumento de tráfego em sua loja. Prepare-se para o aumento das vendas online e o sucesso de seu ecommerce em datas comemorativas!