Criação de Loja Virtual Magento

LOJA VIRTUAL MAGENTO
LOJA VIRTUAL MAGENTO

Em alguns de nossos posts tratamos de assuntos como o que é a plataforma Magento e porque ela é  a plataforma ecommerce mais popular do mundo. Agora vamos  ensinar o passo a passo para criação de loja virtual magento. Não vamos falar sobre detalhes técnicos, como instalação e configuração, mas sim sobre o que sua loja realmente precisa para começar suas vendas online.

Se você decidiu  ser um empreendedor digital vendendo seus produtos e serviços online e escolheu o Magento entre diversas outras plataformas no mercado, parabéns! Foi dado o primeiro passo para o sucesso de suas vendas online.

Primeiros passos para criação de um ecommerce Magento

Sabendo que hoje o Magento dispõe de inúmeros módulos, temas e extensões, fica difícil saber quais são as ferramentas primordiais para a criação de sua loja virtual em Magento. Em nosso blog, sempre falamos sobre assuntos relacionados à pesquisas e análises. Pesquise o seu mercado como um todo: consumidores, produtos e concorrentes e analise cada prática para saber realmente as necessidades dos clientes e estratégias da sua concorrência.

Feito isso, você dará o primeiro passo para o planejamento de seu ecommerce. A loja possui público, você sabe quais produtos pretende vender, pesquisou sobre seus concorrentes, quais são os preços praticados e preferências de seus clientes. Chegou a hora de verificar algumas lojas como referência. O que elas tem feito para atrair o público? Como é o layout? A loja virtual possui fácil navegação?  Consigo achar o que preciso rapidamente?  Como é o formulário de contato, as etapas do checkout e as formas de pagamento? Com esse trabalho de Benchmark, muitas dessas perguntas serão respondidas em um curto espaço de tempo.

Escolha um tema como referência ideal e trabalhe junto a um desenvolvedor especialista em Magento para programar o layout de maneira mais dinâmica, com cores e fontes em harmonia, deixando os produtos mais leves para visualização e com as informações mais diretas, voltadas para a conversão.

Módulos básicos para criação de Loja Virtual Magento

Digamos que sua loja virtual possui um layout bem desenvolvido, com tudo em harmonia e quantidade de produtos razoável para dar início às vendas. Vamos focar então na parte administrativa de sua loja virtual Magento, O que é necessário para que você comece a vender online com sua Loja Magento?

Quando se trata do mercado brasileiro de ecommerce, é necessário levantar as práticas adotadas pelo seu público como formas de entrega e formas de pagamento. Se sua loja está começando agora e sua expectativa é de poucas vendas nos primeiros meses, recomendamos trabalhar com intermediadores de pagamento, como PayPal, MOIP, PagSeguro, Mercado Pago, entre tantos outros no mercado. Esses métodos de pagamento possuem a vantagem de integrar rapidamente as vendas na loja virtual com o painel de gerenciamento, de maneira segura e sem muita burocracia. Porém, um ponto negativo são as taxas cobradas pelas transações, por isso pesquise cada uma dessas formas e verifique qual possui o melhor serviço e com as menores taxas.

Estrutura da loja virtual
Estrutura da loja virtual

Se a sua loja virtual possui uma grande variedade de produtos e sua expectativa de vendas está bem traçada para atingir mais vendas no mercado rapidamente, uma solução para pagamentos é utilizar o módulo da Cielo diretamente ou um gateway de pagamento, que possui diversas ferramentas complementares para otimizar as vendas de seu ecommerce, como a compra em um clique e até mesmo o pagamento utilizando dois cartões diferentes. Tudo depende do perfil de sua empresa e dos itens que você oferece.

Para os métodos de entrega, se você possuir entrega por motoboy, ótimo! O Magento consegue calcular através de uma planilha a faixa de CEP e qual o valor do frete a ser pago relacionado ao peso do produto. Caso não possua entrega própria, pode utilizar o módulo dos Correios. Esse módulo faz a integração juntamente ao Webservice dos próprios Correios e calcula o frete pela faixa de CEP e peso dos produtos automaticamente. Dependendo do seu contrato com os Correios, o valor do frete é menor, além de apresentar outras formas de entrega diferentes do PAC e SEDEX. Se prefere realizar entregas por transportadoras, você pode utilizar um módulo específico para a transportadora que prestará os serviços de entrega para a sua empresa.

Você já tem as formas de entrega e pagamento configuras em sua loja virtual e está quase no fim da criação da loja virtual magento, com isso já pode iniciar as vendas em seu ecommerce. Agora, se você quer “turbinar” suas vendas online,  pode adquirir módulos complementares para fazer a sua loja voar, como a busca inteligente, chat online, SEO avançado, integração com comparadores de preço, integração com MarketPlaces, login através de redes sociais, customização de cores e tamanhos dos produtos automaticamente, entre outros.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a criação de loja virtual Magento profissional, entre em contato conosco. A Noxvox possui desenvolvedores Magento especialistas no assunto e nossas lojas são desenvolvidas para conversão e melhoria da experiência do usuário. Estamos à disposição para te ajudar a vender mais e ter sucesso online!