Dicas de SEO para você mesmo realizar em sua loja virtual

SEO não é publicidade, mas ainda custa tempo e dinheiro. Se você está com pouco tempo, porém tem o dinheiro, uma agência de SEO ou um consultor é uma excelente opção. Mas, se você estiver com pouco dinheiro, use essas dicas de SEO do tipo “faça você mesmo” para melhorar seus resultados orgânicos.

Pesquisa de palavras-chave 

Comece sempre com uma pesquisa de palavras-chave. Não acredite que você já sabe tudo o que os consumidores querem com exatidão, pois provavelmente você entende apenas uma parte sobre o seu nicho de mercado, mas seus clientes em potencial podem usar termos diferentes para se referirem a seus serviços ou produtos.

A pesquisa de palavras-chave fornece uma compreensão das palavras e frases que os consumidores utilizam para encontrar seus produtos e também ajuda a avaliar a demanda por eles. A pesquisa identifica os termos de palavras-chave que os usuários reais usam em suas consultas nos mecanismos de busca.

As melhores ferramentas de palavras-chave oferecem uma pontuação de demanda quantitativa que ajuda a determinar o valor relativo na segmentação de cada tema de palavra-chave. O Planejador de palavras-chave do Google é a principal ferramenta de pesquisa de palavras-chave, embora você precise de uma campanha ativa dos Anúncios do Google (antigo Google AdWords) para obter os dados mais úteis.

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave que não são do Google incluem Übersuggest, e SEMrush

Entenda o negócio da sua loja virtual

Pesquise os produtos e serviços mais importantes que você oferece e observe as lojas virtuais melhores ranqueadas nos resultados de pesquisa. Analise as que compartilham um modelo de negócio semelhante ao seu e as que são diferentes, mas que concorrem às mesmas buscas.

  • O que elas estão fazendo bem?
  • Qual é o conteúdo que você tem em falta em sua loja?
  • Elas estruturam a loja de maneira diferente para segmentar as palavras-chave mais valiosas?
  • Quais recursos elas utilizam para melhor envolver seus clientes em potencial?

Além disso, estude as suas avaliações e as avaliações dos concorrentes e faça um benchmark das atividades nas redes sociais para saber o que os clientes pensam sobre os produtos deles ou talvez alguma menção ao seus produtos.

Planeje seu ecommerce

Compreendendo o que os clientes desejam e as palavras-chave que utilizam para encontrar os produtos e serviços, identifique as páginas de sua loja virtual para abordar esses termos de pesquisa.

Cada palavra-chave de alta e média prioridade de sua pesquisa de palavras-chave deve ter uma página correspondente para otimizar seu site.

Use termos de palavras-chave de cauda longa nos posts e páginas de FAQ que geram menos pesquisas e normalmente são muito mais específicos, como por exemplo “como tirar vinho tinto do tapete” ou “onde comprar caixotes de madeira”.

Otimize sua loja virtual

O próximo passo é criar as páginas. Esta é a parte difícil. É necessário utilizar uma plataforma de ecommerce completa e de um trabalho de desenvolvedores e designers, talvez seja necessário terceirizar parte desse trabalho.

É imprescindível oferecer ao seu cliente uma loja virtual responsiva para atender a crescente demanda  de usuários de smartphones e tablets. Um site otimizado para celular é importante por dois motivos: primeiro, segundo o Google, mais da metade das buscas vêm de smartphones, por isso, certifique-se de que a experiência desses usuários seja perfeita e envolvente.

Em segundo lugar, o Google agora classifica todos os resultados de pesquisa orgânica para computadores e dispositivos móveis, com base na experiência mobile de uma loja virtual, incluindo a velocidade da página.

Produza Conteúdo Regularmente

Você não precisa criar um blog e transformar sua empresa em uma editora postando conteúdo todos os dias, pelo principal motivo que o foco da sua loja virtual é vender. Mas, publique  seu próprio conteúdo regularmente. Agende atualizações semanais ou pelo menos mensais, para ter consistência, pois isso é fundamental.

O conteúdo não precisa ser somente o texto. Por exemplo, uma empresa de arquitetura poderia publicar fotografias de seus projetos com descrições curtas. Corretores de imóveis podem publicar vídeos semanais com os seus lançamentos. O objetivo é criar conteúdo relacionado ao que o seu público alvo irá consumir.

Relações Públicas

A autoridade do link é um componente importante do SEO, mas a compra de links é proibida pelo Google, Bing e outros mecanismos de busca.

O Google recomenda que os lojistas criem lojas virtuais atraentes para que os usuários tenham uma ótima experiência de usuário e que possam contar para tirar dúvidas. Esta abordagem de conteúdo frequente para SEO é a resposta do Google para a pergunta: como obter mais links eticamente?

O conteúdo que você produz deve ser direcionado para diferentes segmentos de mídia ou blogs.

As publicações em locais diferentes renovam a comunicação da sua empresa, já que ela atingirá públicos diferentes, com abordagens diferentes, o que é um incentivo para eles se conectarem a loja ou até mesmo escrever sobre a sua loja, produtos e/ou serviços.

Construa a imagem de sua empresa nas redes sociais

Participe do Twitter e de uma ou pelo menos duas outras redes sociais. Você tem muitas opções como, Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest entre outras. A rede social permite que você se conecte com seus clientes em potencial e ofereça mais conteúdo para o seu público-alvo.

Compreender e nutrir essas relações impulsiona o seu SEO a longo prazo, pois aumentando a exposição do seu conteúdo, também aumentará a probabilidade de que alguns desses usuários escrevam sobre ele ou criem um link para ele em suas páginas.

Entenda o Google Analytics

Você não pode otimizar o que não consegue medir. A importância da análise no marketing digital é semelhante aos relatórios financeiros nos negócios. Ambos são essenciais para acompanhar o desempenho de sua empresa.

Tenha uma noção básica do Google Analytics ou qualquer outro programa de análise de dados e visitas em sua loja. No Google Analytics, estude os relatórios em Aquisição> Todo o tráfego> Canais. Ao clicar em “Pesquisa orgânica”, você poderá analisar o desempenho de suas estratégias de SEO.

Leia blogs sobre SEO

Estude um guia de SEO e assine um blogs de SEO, como os exemplos abaixo:

Faça perguntas e tire suas dúvidas sobre SEO

Se você está com dúvidas sobre o tema, entre nas comunidades de SEO para fazer perguntas. O Fórum de webmasters do Google oferece a maior comunidade de SEO da internet.

Outras boas opções são o Fórum WebmasterWorld , Q & A Forum de Moz , Search Engine Roundtable , e Search Engine Watch Fórum .

Caso tenha alguma dúvida ou deseja se aprofundar na estratégia de SEO para loja virtual, a NOXVOX conta com uma equipe especializada para fazer sua loja vender mais e se posicionar nos mecanismos de busca. Entre em contato e saiba mais.