Faça a Otimização do Seu Site Corretamente e Aumente as suas Visitas

Realizar a otimização de sites é uma das coisas mais importantes e determinantes para um negócio alcançar o sucesso no meio digital.

Afinal de contas, a expansão da internet impacta diretamente nas formas de consumo. Por isso, hoje vemos cada dia mais pessoas fazendo buscas e compras online.

Isso leva então, a necessidade de utilizar estratégias de marketing digital com foco nesse aspecto, se adaptando ao consumidor e não o contrário.

Quem dita como as vendas são feitas hoje, são eles. Para ganhar visibilidade e mais visitas, é importante considerar diversos fatores que vão desde a hospedagem de sites até seu CMS.

Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo o artigo e tire suas dúvidas.

O Que É Otimização De Sites?

A otimização de sites é um dos pontos mais importantes quando o assunto é marketing digital.

Para definir essa estratégia precisamos citar o seu nome real, Search Engine Optimization ou SEO. No português, ele se traduz como Otimização para Mecanismos de Busca.

Sendo então, caracterizado como um conjunto de técnicas com finalidade de otimizar conteúdos em textos para os grandes buscadores.

Tais conteúdo são veiculados em páginas de sites e blogs, abordando assuntos voltados a determinados interesses de um nicho.

Em relação aos buscadores estamos falando, por exemplo, do Google. A otimização aparece nas páginas de resultados de buscas, quando um lead procura sobre determinado assunto.

Geralmente, o intuito dele é se informar, aprender ou solucionar algo, um desejo, problemático ou necessidade.

Desse modo, sites otimizados de maneira adequada são aqueles que aparecem nas primeiras páginas de resultados, aumentando sua visibilidade.

Quando uma determinada pessoas visita seu site dessa forma, chamamos esse efeito de tráfego orgânico. Ou seja, é aquele gratuito, sem uso de anúncios e que mais gera autoridade para a página.

Como otimizar um site?

A otimização de sites, no entanto, vai muito além das técnicas utilizadas na produção de conteúdos ao contrário do que muitos pensam.

Para ter certeza de que estes são criados de maneira adequada, seu site em si, também precisa ser otimizado. É aqui que entram os famosos CMS.

Do inglês CMS é um sigla para Content Management System que se traduz em português como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Tal ferramenta é instalada em sites a fim de analisar, durante o processo de escrita, parâmetros tanto de SEO, quanto de Legibilidade.

Se você ainda não sabe, a legibilidade é um conceito relacionado a otimização da leitura através da sua disposição.

De modo a favorecer tal leitura sem “pesar” e aumentar a conversão de um visitante para lead. Uma boa legibilidade favorece a:

  • Compreensão do texto;
  • Velocidade de leitura;
  • Movimento ocular (não cansa à vista).

Em conjunto, esses dois conceitos permitem a criação de um conteúdo de qualidade que deve ainda ser pensado a fim de oferecer informações valiosas que agreguem valor.

Durante o processo de criação de sites, primeiro passamos pelo registro de seu domínio. Para então, iniciar o processo de hospedagem.

Nesse momento que o site toma forma é que o CMS deve ser, preferencialmente, instalado para facilitar suas estratégias de marketing.

Frente a isso, empresas como a BQHost que oferecem um serviço de hospedagem de site barata, já oferecem a instalação desse sistema de gerenciamento.

Utilizando o WordPress, que é aquele mais conhecido e utilizado no mundo todo, devido a sua facilidade de uso, praticidade e por ser gratuito.

Mas, essa ferramenta sozinha não faz tal análise! Para isso, junto ao CMS você deve instalar ainda um plugin compatível.

  • YoastSEO: é o plugin de SEO e Legibilidade mais usado, pois, é aquele que mais auxilia na produção de conteúdos que seguem os parâmetros do algoritmo do Google.

Vantagens Da Otimização De Sites

Acima, vimos a importância que a instalação de um CMS e do plugin YoastSEO tem para a otimização de um site, certo?

Bem como, a forma como algumas empresas de hospedagem de sites já realizam tais instalações para facilitar o uso dessa plataforma. Contudo, precisamos analisar ainda as suas vantagens.

Podemos citar a principal vantagem como o aumento da visibilidade do seu site que ocorre devido ao potencial de atração da estratégia SEO.

Uma vez que, essa conecta você ao público-alvo e qualificado através de termos de busca. Isso torna sua empresa/marca visível e eleva seu alcance!

Outra vantagem é o retorno a longo prazo que essa estratégia permite, pois, ela tem como objetivo criar bases sólidas e duradouras.

Além disso, a capacidade de alcance favorece ainda a competitividade de mercado. Já que se destaque quem realmente oferece um conteúdo valioso ao público.

Quando isso acontece, outro ponto/vantagem que vemos é o fortalecimento da marca que ocorre devido a credibilidade alcançada quando seus conteúdos se tornam referência.

Ou seja, é aquilo que chamados de gerar autoridade no meio digital. Para ajudar a entender melhor, quero citar resumidamente alguns dos pontos mais importantes na estrutura de um texto otimizado.

  • Palavra-chave: é o termo de busca que atrairá seu público-alvo até sua página;
  • Slug: é o conceito que torna URLs amigáveis e, geralmente, leva também o termo de busca. Sendo apenas ele ou algo junto, mas, o ideal é que se mantenha curto;
  • Meta description: considerado um resumo do seu texto, este irá aparecer nas páginas de resultados a fim de “anunciar” o assunto que será tratado;
  • Título e subtítulo: são ainda, aspectos importantes e parte deles deve conter a palavra-chave ou similar, do texto.

Por fim, podemos citar a facilidade para mensurar resultados como uma das vantagens. Afinal de contas, sites otimizados também podem ser integrados a ferramentas de Analytics.

Conclusão

Vimos neste artigo qual a importância e como realizar a otimização de sites de forma eficiente para aumentar as visitas do seu site.

Nesse mercado, contar com o auxílio de empresas como a BQHost pode fazer ainda, toda a diferença. Além de oferecer um serviço de hospedagem de site barata, ela já otimiza seu site.

Desse modo, você não “perde tempo” aprendendo sobre instalações e ainda conta com suporte especializado.

Ainda possui alguma dúvida desse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos ajudá-lo.