Google Shopping

google shopping ecommerce

Os comparadores de preço ganham força cada vez mais pelo fato de facilitar a visualização de preço dos lojistas e auxiliar na decisão de compra do cliente. Comparadores de preço podem atrair novos clientes para sua loja virtual e aumentar suas vendas, inserindo seus produtos em diversas plataformas.

Existem muitas empresas para comparação de preço, como Buscapé, Zoom, Bondfaro entre outros, mas um dos mais populares (se não for o mais popular) é o Google Shopping.

Como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping é alimentado por duas plataformas: o Google AdWords e o Google Merchant Center. O Google Merchant Center é onde o seu produto fica visível para os clientes, como uma vitrine de um shopping.  São os detalhes de seus produtos organizados em um formato que o Google gosta. O AdWords é o local onde você cria as campanhas de links patrocinados, para divulgar os seus produtos e serviços.

Quando você realiza alguma pesquisa no Google por um produto qualquer, ele exibirá resultados de ofertas desses produtos, antes dos resultados orgânicos. Essa exibição dos produtos é o Google Shopping. Com uma foto de ótima resolução e um preço atraente, as chances de atrair mais clientes para a sua loja aumentam ao utilizar essa ferramenta.

Para exibir os seus produtos no Google Shopping é necessário criar uma conta no Google Merchant e integrar com a sua conta do Google Adwords. Através do Adwords, você configura uma campanha, definindo um orçamento para a exibição de seus produtos. Dentro do Google Adwords, clique em “+Campanha” e selecione a opção “Shopping”. Coloque um nome para a campanha e marque o país aonde deseja vincular seus produtos.  Assim que você cadastrar sua loja e impulsionar a divulgação de seus produtos, o Google dará um destaque nos primeiros resultados de busca através de um leilão.

Como faço o cadastro de produtos no Google Shopping?

Para cadastrar seus produtos no Google Shopping, é necessário enviar o feed de seus produtos. O feed de produtos é basicamente um arquivo XML com algumas especificações a mais que o Google precisa para integrar sua plataforma de ecommerce ao Google Shopping.

Esse feed é composto basicamente de atributos como nome do produto, descrição completa, url de destino, estoque, imagem, preço do produto, preço do produto em promoção, dimensões da embalagem, entre outros. São atributos que ajudam a inserir seus produtos no Google shopping e garantir um melhor posicionamento nas buscas, mas tudo dependerá da configuração de sua campanha.

Você também pode gerenciar seu estoque de produtos e criar grupos de produtos personalizados usando os atributos de produto escolhidos. Por padrão, todos os seus produtos dentro do feed estão incluídos na sua campanha do Google Shopping, mas caso prefira utilizar o Filtro do Inventário, você poderá limitar os produtos que deseja anunciar usando diferentes atributos.

Com o Google Shopping você garante maior visibilidade de seus produtos, além de aumentar o tráfego em sua loja virtual e consequentemente aumentar suas vendas e conversões. Ao utilizar o Google Shopping integrado com seus anúncios pagos e SEO, você terá maior presença nas buscas, conseguindo mais tráfego e acessos à sua loja virtual.

Google Merchant Center

Vantagens em utilizar o Google Shopping no ecommerce

Dentro da plataforma do Google Shopping, você consegue gerar relatórios de performance de suas campanhas para saber a quantidade exata de cliques que um determinado produto recebeu, o que ajuda no gerenciamento e estratégia de marketing para campanhas futuras. É possível também obter algumas informações de performance de campanhas de seus concorrentes.

A vantagem em utilizar o Google Shopping é que seus produtos são exibidos clientes específicos de seu nicho, que pesquisam exatamente o produto que seu ecommerce oferece e você só paga para a Google quando o cliente clicar em seu anúncio.

Nossa plataforma de ecommerce oferece integração com o Google Shopping, na qual o sistema envia o feed de produtos automaticamente para o Google, através da escolha dos produtos que você pretende divulgar.  Além de possuir integração com o Google Shopping, o módulo também integra com outros comparadores de preços como os já citados.

Caso tenha dúvidas de como realizar a configuração do Google Shopping em sua loja Magento ou quer saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco. Estamos à disposição ajudar a sua loja virtual Magento a vender mais! Até a próxima!