Taxa de conversão no Ecommerce

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Muito se fala que uma loja virtual e suas estratégias de marketing precisam estar totalmente focadas e voltadas à conversão do visitante em seu negócio online. Mas, o que realmente seria essa conversão e como medir esses dados?

Primeiro, vamos falar um pouco sobre o que é exatamente a taxa de conversão no ecommerce.

A conversão é uma ação desejada de várias formas e pode variar de uma loja ou negócio virtual para outro, como por exemplo, vendas de produtos, inscrições de membros, inscrições de newsletter, downloads de software e qualquer outra atividade além da simples navegação na página que possa ser executada por um cliente.

Aumentar a taxa de conversão no ecommerce

Uma alta taxa de conversão depende de vários fatores, mas todos devem ser satisfatórios para produzir os resultados desejados, como o nível de interesse do usuário, a atratividade dos produtos, ofertas e a facilidade de navegação para chegar a uma ação final.

O nível de interesse do usuário é otimizado quando conseguimos aliar o cliente certo no lugar certo e no momento certo.

A atratividade de um produto inclui a proposta de valor e a forma como é apresentada. Vale ressaltar que itens de menor valor geram impulso mais facilmente e tipicamente têm uma taxa de conversão maior do que itens de grande valor.

A facilidade do visitante de completar a ação desejada depende da usabilidade do site, que inclui navegação intuitiva e páginas com um carregamento rápido.

A conversão seria o ato final do cliente no ecommerce, ao finalizar uma compra, por exemplo. Através dessa métrica você consegue gerenciar melhor seus esforços em marketing digital, seu estoque e o perfil de seu cliente.

Mas, por que a conversão é tão importante?

Para alcançar o sucesso em seu ecommerce, é necessário acompanhar todos os passos e ações do usuário dentro de seu negócio.

Lembre-sede  que sempre há margem para melhorias em seu ecommerce. Não importa o quão bem estruturado seja o seu layout e quantos visitantes sua loja converte em clientes, é bem provável que você possa tornar o processo de conversão mais fácil para eles e  isso garantirá melhores resultados em sua loja.

A taxa de conversão ajuda a medir o que acontece uma vez que as pessoas navegam por sua loja virtual. Dessa forma, podemos dizer que a taxa de conversão muito impactada pelo design e esse é um parâmetro chave para rastrear e avaliar se a sua estratégia UX está funcionando.

Tome cuidado ao analisar esses dados e fazer alterações equivocadas em seu ecommerce.  A taxa de conversão dará uma ideia do que está acontecendo dentro da loja, porém é necessário analisar seu ecommerce como um todo para não cometer erros estratégicos.

Analise de dados

Se em um certo período de tempo você analisar os dados de conversão e obter diferença mínima, como uma taxa de conversão de 5%, 4,2% ou 4,0%, não se desespere, pois neste caso seu ecommerce manteve a média de vendas. Caso ocorra alguma diferença gritante nos dados de conversão, como por exemplo, a taxa era de 5% e caiu para 1,25%, é importante verificar se a loja está com algum erro que está prejudicando as suas vendas online.

Se essa situação ocorrer em sua loja virtual, verifique se o estoque está alinhado com o seu sistema, pois pode estar ocorrendo divergência e os produtos podem estar fora do estoque da loja. Observe se houve alguma alteração na loja que possa ter implicado na queda da taxa de conversão.  Algo como aumento do valor de frete, lentidão no servidor, aumento de preços dos produtos, ou se o checkout funciona corretamente. Faça uma varredura completa na loja e identifique se existe algum desses erros.

Quando se trata de fazer mudanças em seu ecommerce, não deixe para depois! A capacidade de testar ideias novas em seu site proporcionará aos usuários uma melhor experiência de navegação, além de ser uma regra para o sucesso de seu ecommerce.  Para construir sua marca e ser referência no mercado em seu nicho de ecommerce é necessário pesquisar constantemente sobre melhorias e mudanças dentro de sua loja virtual, sempre de olho no que tem sido praticado por seus concorrentes. Dessa forma, os resultados virão através de soluções para os problemas e barreiras que seus clientes encontram para adquirir produtos em sua loja virtual. Com esse hábito de constante renovação, sua taxa de conversão tende a aumentar.

A otimização de sua loja virtual precisa estar alinhada com a conversão e focada no cliente ideal do seu negócio. O objetivo é encontrar mais clientes interessados em seus produtos, através dos esforços em marketing para que sua plataforma de ecommerce venda mais a cada dia.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição para ajudá-lo com suas vendas online.