Conteúdo para Loja Virtual

Atualmente, muito se fala na criação de conteúdo para loja virtual, que, sem sombra de dúvidas é uma estratégia imprescindível para o sucesso online. Tudo o que se fala realmente é verdadeiro, porém de nada adianta criar um post sem embasamento, totalmente vazio e sem objetivo. Para publicar um conteúdo que agregue valor ao seu negócio, o primeiro passo é descobrir quem é o seu cliente ideal, criar uma persona de um cliente perfeito para o seu negócio, e não somente um público-alvo genérico.

Como criar esse personagem ideal para a história de sucesso da sua empresa? Bem, não é uma tarefa simples, mas somente quando você conhece a trajetória desse cliente e qual o seu perfil, você terá sucesso na fidelização desses clientes.

Criando a persona do seu ecommerce

Para descobrir o perfil desse cliente, vale ligar ou enviar emails para os compradores mais recentes de sua loja e fazer uma breve pesquisa, ou até mesmo conversar com seus vendedores para saber qual o tipo de cliente que eles tem atendido com mais frequência.

Você pode até mesmo criar uma pequena história imaginando a rotina desse cliente, algo como: “Antônio Roberto, advogado, 36 anos, casado e pai de um filho pequeno. Com a rotina de trabalho pesada, ele está cada vez mais cansado e não consegue se dedicar a família como gostaria.”

Digamos que você trabalhe com hospedagem de hotéis para viagens de finais de semana, feriados e datas comemorativas. Como atrair um cliente como o personagem fictício Antônio Roberto? Ele é um cliente em potencial para o seu negócio, já que precisa de um tempo de descanso para curtir com a família. Para conseguir atrair Antônio Roberto para o seu negócio será necessário produzir um conteúdo que parece ter sido produzido exatamente para ele, porém sem divulgar o seu negócio, pois lembre-se, ele está apenas pensando na possibilidade de fugir um pouco da rotina, mas não há nada de concreto ainda.

Ele já reconheceu que precisa de um tempo, agora é necessário criar um conteúdo que fale sobre os benefícios de viajar, descansar, o que as pessoas mais querem quando viajam e como fugir da rotina, enfim, um post que demonstre os benefícios que o seu produto tem, porém sem falar diretamente sobre ele. Pode até mencionar dentro do post algo como: “muitos procuram o Hotel Fazendo Fulano de Tal para passar momentos agradáveis em família…”. Pronto! Você jogou a isca,  Antônio Roberto irá fisgar apenas quando ele quiser se aprofundar no assunto. Ele ainda está avaliando as possibilidades, mas com você tem tratado sobre esse tipo de assunto regularmente, em algum momento ele entrará em contato, e, você terá a chance de falar especificamente sobre seus produtos.

Divulgar conteúdo da loja virtual

Aonde e como você pode divulgar o conteúdo criado? Hoje existem diversos canais de comunicação e redes sociais para publicar os seus textos e a melhor maneira de atingir o cliente em potencial é integrar tudo. Tenha um blog dentro de sua loja virtual com diversos temas e integre com o Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social de sua preferência.

Conteúdo para loja virtual

Além disso, é necessário trabalhar com email marketing e landing pages com um bom design para enviar a esses clientes, além de materiais gratuitos como ebooks, checklists e planilhas para transmitir conhecimento, credibilidade e confiança para a persona.

Como resultado de todo esse trabalho de divulgação, sua empresa ganhará mais leads de seus produtos ,além de melhorar o SEO da loja virtual na otimização para os mecanismos de busca.

Essa estratégia é só o início do trabalho de produção de conteúdo para a sua empresa. Com o tempo você mesmo observará as deficiências e o que é necessário para cuidar do conteúdo para a sua loja virtual.

Ter uma loja virtual vai muito além de lançar uma loja online e inserir produtos. O cuidado com o cliente é muito maior, pois hoje vivemos na era da transparência das empresas. Quando uma empresa não possui um bom serviço ou produto, rapidamente haverá alguém para falar de sua qualidade na internet e logo estará fadada ao fracasso.

Cuide de todos os detalhes de sua loja virtual e nunca se esqueça de produzir um ótimo conteúdo para os seus clientes!