Entenda como funciona um Chatbot

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Ao clicar em um pop up de um site, você provavelmente já conversou com um Chatbot. Esses sistemas de comunicação são usados por muitas empresas para ajudar os clientes a esclarecer uma série de dúvidas.

Hoje, existem diversos cursos que ensinam a metodologia para criar um chatbot, como é o curso robô milionário, do empresário João Pedro.

O Robô Milionário funciona como uma máquina de vendas online que tem ajudado milhares de empresários, lojas online, produtos e afiliados a vender mais através do Facebook.

O Chatbot pode ser um grande aliado no marketing digital, pois ele é um programa de computador aperfeiçoado que faz uso de inteligência artificial.

Esse tipo de programa funciona com interações personalizadas que constroem uma espécie de relacionamento com as pessoas, em um primeiro momento antes do atendimento com um ser humano.

Sabemos que a tecnologia é um novo pilar do marketing digital e por isso você deve usar um robô para atender e se aproximar de seus clientes.

Isso porque os Chatbots podem ser mapeados para interagir da maneira que você deseja para atrair um público para você.

Seu funcionamento é justamente voltado para esse tipo de interação sendo construído a partir de um banco de dados com perguntas e respostas.

Além disso, um banco de dados pode conter ainda imagens e links específicos, por isso pessoas que trabalham com marketing digital tem apostado tanto nessa tecnologia.

Robôs no Atendimento de um E-Commerce

Algumas lojas online já tem utilizado os robôs para melhorar o atendimento e aumentar as suas vendas.

Um Chatbot pode terum atendimento humano e personalizado, mas deve ser muito bem configurado e estar de acordo com o perfil de seus clientes.

Uma das grandes vantagens de um robô em um ecommerce é a possibilidade de responder dúvidas dos clientes antes da compra em qualquer horário e não apenas nos horários previstos de atendimento.

Isso ajudará a diminuir o tempo de espera de seus clientes e permitirá a melhora da experiência do usuário como um todo.

Além disso você poderá usar a tecnologia a seu favor com a possibilidade da utilização de remarketing para a sua loja virtual.

Mas, não se esqueça de que você precisa ter visitas suficientes que justifiquem o desenvolvimento de um chatbot para o seu e-commerce.

Confira um exemplo do uso do Chatbot para o marketing digital

Um exemplo prático do uso de um Chatbot voltado para seus negócios é que ele vai interagir em um primeiro momento com seu cliente e direcioná-lo para o atendimento desejado.

Muitas vezes um cliente não gosta de preencher formulários, e através de uma comunicação com um robô ele vai responder questões conforme necessário, de forma dinâmica e rápida.

Como resultado, muitas vezes um Chatbot acaba diminuindo as filas de atendimento, pois ele poderá resolver algumas situações e inclusive realizar uma venda em seu site.

Os Chatbots também podem ser usados para rastrear os usuários que se dirigem até a sua página na internet, e com isso fidelizar mais perfis de possíveis clientes para você. Isso acontece através da inteligência artificial dos chatbots, que são capazes de registrar e aprender sobre interações com seus clientes.

Claro que isso deve ser pré-definido através de um programa de computador e opções com as mais diversas tecnologias que estão cada vez mais avançadas.

Tanto empresas milionárias, como PME´s podem fazer uso da tecnologia de robôs para melhorar o atendimento, além de integrar diversos setores ao Marketing Digital.

Veja em quais situações um Robô (Chatbot) pode ajudar a sua empresa

Vamos ver agora algumas possibilidades de uso de um Chatbot, para que o seu relacionamento com clientes a partir do marketing digital seja cada vez melhor.

  • Relacionamento

Um Chatbot sempre vai manter um relacionamento cordial e educado com seus clientes, e com isso vai melhorar muito a comunicação com seu público.

Com a programação certa é possível que você atinja todos os níveis do funil de vendas daqueles que entram em seu site a procura de um produto. Desde a primeira abordagem no topo de funil, passando pelo meio e até chegar ao final com a realização de uma compra.

Resumindo, um cliente pode sair de seu site com a compra concretizada e com a ajuda de um atendimento que faz uso de inteligência artificial.

  • Rapidez no atendimento ao cliente

Muitas vezes o cliente quer falar com um atendente apenas porque esqueceu um código ou o número de seu pedido.

E se você tiver um Robô para atender, ele vai perguntar como pode ajudar e resolver a questão em poucos minutos e ainda poderá induzir o cliente a uma nova compra.

Um Chatbot responde questões como:

  • Tempo de entrega de um produto;
  • Formas de pagamento aceitas;
  • Custo do frete através do cep;
  • Normas de trocas e devoluções;

Entre diversas outras possibilidades de programações que visam melhorar o atendimento e realizar o marketing digital de maneira eficiente.

Depois do atendimento, o Chatbot gera relatórios importantes

Ainda melhor do que um atendimento humano, em que pessoas podem acabar esquecendo ou deixando de informar coisas importantes. um robô é capaz de relatar com precisão o que aconteceu.

Com esse relatório completo, você poderá medir quais são as maiores dúvidas, ou o que pode ser melhorado em seu site ou descrição de produtos, sempre com o objetivo de melhorar o marketing de sua empresa.

E muitas vezes mesmo que um usuário tenha entrado em seu site apenas como curiosidade ao clicar em um link, você poderá programar seu Robô para fidelizar um novo cliente.

Portanto, o objetivo de uma inteligência artificial é que além de atender de maneira eficaz em um primeiro contato todos os seus clientes, que também fidelize novos clientes para você.

Conclusão

Um Chatbot pode vir a ser um estrategista envolvido com o marketing digital de sua empresa, pois com simples comandos você poderá usá-lo a seu favor para vender mais.

Além disso, com um Chatbot você estará oferecendo ajuda àqueles que procuram você via site de maneira rápida e eficaz.