O uso das ferramentas digitais para divulgação de um negócio se tornou uma das estratégias mais utilizadas atualmente, deixando para trás as campanhas de outdoor, propagandas na televisão, revistas ou jornais impressos.
Para empresas menores ou para aquelas que não possuem muita verba para poder investir em grandes campanhas, o mundo digital é um sonho, e é através dele que a mágica acontece, onde as coisas realmente funcionam rapidamente e onde é possível obter resultados e aumentar o desempenho rapidamente.
Porém, não basta apenas criar um e-commerce ou um site, mesmo utilizando de estratégias de marketing digital, realmente não é o suficiente. Se você quer que a sua marca seja vista, curtida e compartilhada, é preciso usar das redes sociais em prol do seu crescimento.
Hoje as pessoas buscam pelo imediatismo, elas querem que o produto comprado chegue rápido até sua casa, querem ser ouvidas e respondidas na mesma hora.
Ter apenas um sistema de sac ou ouvidoria no site nem sempre dará retorno positivo, nem para empresa, tanto quanto menos para o cliente. Por isso é interessante o site disponibilizar um chat online, ou até mesmo ter o número de WhatsApp para contato imediato, mas há algo ainda melhor, que são as redes sociais.
Fazer uma campanha publicitária nas redes sociais é uma das maneiras para sua empresa decolar na internet, seja no Facebook, Instagram, Youtube, Twiter ou demais plataformas.
Se você quer conhecer formas de impactar ainda mais o seu público, continue com a leitura, onde a seguir mostraremos maneiras de como utilizar essas redes em prol da sua marca.
Aprenda a usar as redes sociais a favor do seu negócio
Grandes empresas também possuem presença nas mídias sociais, inclusive, essa é uma ótima sugestão para converter clientes e vender mais.
Marque presença no Facebook
O Facebook é uma plataforma com muitas funções e inicialmente o mais indicado é criar uma fanpage com a identidade da sua marca.
A ideia para quem ter sucesso em um negócio online é segmentar seus conteúdos em uma página, direcionando posts para os seguidores e seus potenciais clientes.
Dessa forma, mesmo os famigerados posts de frases motivacionais, ajudam a fazer o usuário a caminhar pelo funil de vendas.
Se você possui uma loja online de tênis, por exemplo, integre com o marketplace do facebook, divulgando seus produtos na rede.
Contudo, aposte no marketing de conteúdo, escrevendo sobre assuntos relevantes do seu nicho, falando da importância de ter um calçado adequado, principalmente para determinadas atividades e lançamentos das grandes marcas.
Não basta apenas inserir a foto do produto, é preciso chamar o público, por isso invista em conhecimento da sua persona de negócio e publique o que eles desejam ver no seu feed.
Uma dica é usar o Facebook Ads para suas campanhas, segmentando o seu público e impulsionando publicações através de anúncios. Através de anúncios é possível mensurar o movimento de suas campanhas, observando quantas pessoas, qual público e quais locais foram atingidos de forma mais eficiente.
Crie um perfil comercial no Instagram para sua marca
O Instagram é uma rede social em um conceito que abrange uma boa imagem e conteúdo mais direcionado. Ela é usada basicamente como uma vitrine, onde as pessoas buscam ver coisas interessantes ao seus olhos.
Por isso, comece pelo seu perfil, inserindo as informações mais importantes, como localidade, telefones e links clicáveis para seu site ou whatsapp da empresa.
Deixe seu feed mais harmonioso, capriche nas imagens que remetam à sua marca, não necessariamente do produto em si, e sim montando um pequeno cenário agradável para os seus seguidores.
Lembre-se de acrescentar conteúdos escritos com uso de hashtag, que são as palavras-chave do seu negócio.
Não se esqueça das publicações de stories usando enquetes publicando momentos que representam sua marca, pois elas ajudaram no engajamento do seu público acerca dos conteúdos e produtos do seu e-commerce.
Uma ótima ferramenta são as tags para perfis comerciais, que permitem inserir etiquetas de preços e links para o compra na sua loja.
Nesse momento de pandemia, o Instagram acabou gerando o sticker “apoie as pequenas empresas”, ou seja, funciona mais para negócios locais (de certa região), nisso ele ajuda na divulgação, através da publicação do negócio no stories, assim gerando maior possibilidade de mais pessoas verem sua empresa e com isso ser mais compartilhado pelo seus seguidores.
Divulgue conteúdos no Youtube
O Youtube se tornou uma das ferramentas de Marketing para e-commerce, já que a grande maioria da população acessa essa plataforma.
A divulgação de conteúdo audiovisual é a peça fundamental do Youtube, portanto, planeje seus vídeos com pautas sobre produtos, informações e novidades do seu nicho.
Não se esqueça de sempre direcionar o público para seu site, pois essa estratégia ajuda na conversão de clientes.
Assim como as demais redes sociais, no Youtube também é necessário o uso de palavras-chave nos títulos e nas descrições de vídeos.
Uma última dica é fazer parcerias com outras empresas ou pessoas influenciadoras, através de lives informativas e divulgações em vídeos que trazem maior visibilidade para a sua marca.
Agora que você já tem as dicas, é só colocar em prática e alavancar suas vendas através das redes sociais.