E-commerce: dicas e tendências do setor pós-pandemia

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Vários meses se passaram desde a notícia de um novo vírus se espalhando pelo mundo e, de lá para cá, muita coisa mudou em nossas vidas.

A pandemia do novo coronavírus mexeu com a vida de todo mundo e, por causa dele, muitos planos foram adiados.

Se você pretendia abrir um novo negócio, a instabilidade no mercado provavelmente te abalou, certo?

O movimento de antecipar a abertura de um novo negócio é totalmente compreensível em um cenário assim. 

Empreender exige bastante estudo de tendências, mas há fatores que não é possível prever, como foi o Convid-19. Mas nas crises é possível se reerguer também, não é?

Se você deseja abrir uma empresa em 2021, fique de olho nas tendências e mudanças no setor de empreendedorismo no pós-pandemia.

Instabilidade econômica e a crise do Covid-19 fez com que muitas pessoas abrissem seus próprios negócios

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Um dos efeitos causados pela instabilidade econômica na pandemia foi o aumento recorde de desemprego no Brasil. Diante disso, muitas pessoas se arriscaram pela primeira vez na vida de empreendedor.

Com isso, acabam entrando em contato com diversas estratégias de marketing, dentre elas o SEO (Search Engine Optmization), uma forma de otimizar o site ou e-commerce para que ele seja encontrado mais facilmente pelos clientes através dos buscadores como o Google.

Importante estar atento às tendências do mercado

Se você deseja atingir um grande número de pessoas com o seu negócio, faz sentido estar por dentro do que elas andam comentando ou buscando na internet. 

Na pandemia, com a mudança de rotina, os consumidores tiveram uma nova mudança de prioridades de compra. Para cuidar ainda mais da saúde, por exemplo, a busca por termos relacionados aumentou bastante no mercado.

E, para acabar com o tédio na quarentena, os produtos de lazer e bem-estar, como videogames e serviços de streaming aumentaram.

É importante voltar o olhar para essas tendências e entender se o seu produto ou serviço vai realmente atender o que o seu público-alvo está buscando.

5 Dicas para empreender em tempos de pandemia:

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Para muitas pessoas, o empreendedorismo foi a solução encontrada para se manter financeiramente durante a pandemia. Sabemos que é um grande desafio, mas que é possível ter sucesso com seu novo negócio ao considerar algumas boas dicas de marketing.

#1 Use as mídias sociais para se aproximar do cliente

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As redes sociais são canais muito interessantes de conversa e atração com o seu público-alvo. No Instagram, Facebook ou Twitter, por exemplo, é possível ousar mais nos conteúdos e na criatividade. 

Para as empresas novas, uma boa presença na internet é fundamental para que as pessoas possam saber mais sobre os seus propósitos como marca e sobre os seus produtos.

#2 Utilize Anúncios no Youtube

Com os anúncios no Youtube, é possível levar o nome da sua marca para um número muito alto de pessoas. Para quem deseja apostar na produção de vídeos, o retorno pode ser ainda maior, pois o formato gera bastante conversão.

Com ferramentas online de edição e criação de vídeos, é possível produzir conteúdos profissionais e com excelente qualidade sem precisar investir muito dinheiro em equipamentos. Dentro das produções, pode-se pensar em criar vídeo com fotos para apresentar o produto ao possível consumidor de uma forma criativa e diferente, por exemplo. 

#3 Entregue experiência

Sabemos que hoje os consumidores valorizam muito mais do que apenas preço baixo. As pessoas estão dispostas a pagar pela melhor experiência. Ou seja, além do preço competitivo, como empreendedor você deve superar os concorrentes na experiência do cliente em todas as etapas. 

Desde a atração até o pós-venda. Toda etapa é importante para conquistar o público-alvo e fidelizá-lo.

#4 Comece com uma empresa enxuta

Pensar em empreender em um cenário de pandemia e crise econômica pode parecer uma enorme loucura para muitas pessoas. Afinal, é um risco dentro de um mercado instável. 

Mas se você tem o sonho de empreender, esteja otimista e atento ao seu nicho de mercado para o período pós-pandemia. 

A nossa dica é que você dê um passo de cada vez, ou como aquele ditado diz “não dê um passo maior do que a perna”. 

Projete um crescimento saudável e a longo prazo, sempre analisando todos os riscos antes de expandir o seu negócio.

#5 Mostre engajamento com o cenário atual aderindo a campanhas de distanciamento social

Estamos passando por um momento muito difícil na questão de saúde pública e os consumidores precisam se sentir seguros para pensar em uma possível abertura do comércio.

Além de seguir todas as orientações e medidas de distanciamento na prática, mostre para seu público-alvo o quanto você se preocupa com isso. É importante, antes de ser empreendedor, mostrar sua empatia com o momento.

Conclusão

A pandemia mudou muito o nosso estilo de vida e nos mostrou que precisamos ter a habilidade de nos adaptar. Quando falamos de empreendedorismo, a palavra adaptação não pode ficar de fora.

Para atender e superar as expectativas dos clientes e ultrapassar os concorrentes, é preciso muito planejamento e estratégia, principalmente estratégias de atração e retenção.

Comece hoje a planejar o futuro  pós-pandemia para alcançar o sucesso da sua empresa.