Você sabe fazer Outreach no SEO do seu site? Se não ou nem sequer entende o conceito, então tem um problema muito maior do que imaginava.
Todo site precisa ser reconhecido na área onde atua para ganhar relevância no Google. Sem isso, o buscador não entrega uma quantidade relevante de tráfego para a página.
Portanto, é necessário pensar em uma estratégia de Outreach (ou seja, de “divulgar” seu conteúdo) para estabelecer parcerias e ganhar links que realmente valem a pena e vão contribuir com sua autoridade.
Quer saber como usar o Outreach no SEO e ganhar os melhores links possíveis? Então veja algumas das melhores dicas sobre o assunto!
Faça guest posts com sites relevantes do seu segmento
O guest post é a principal ferramenta de quem quer praticar o Outreach no SEO. Ele é, afinal de contas, o instrumento básico de parceria para conseguir os links que você deseja para aumentar a autoridade do seu site.
No entanto, não adianta ter qualquer guest post com qualquer site. Afinal, isso permitiria uma manipulação simples do algoritmo do Google, o que prejudicaria o sistema do mecanismo de busca.
Por isso, é importante estabelecer quais são os sites relevantes no seu segmento e propor parcerias com eles, oferecendo guest posts com conteúdo de qualidade para receber, em troca, o link que ajudará a compor o seu domínio como relevante para o Google.
Proponha parcerias com influenciadores da sua área
Outra boa maneira de usar o Outreach no SEO do seu site é ao propor parcerias com influenciadores da sua área. Necessariamente, eles não precisam ter sites próprios para contribuir com a sua estratégia.
O Google compreende que determinados nichos têm pessoas que são relevantes. Os seus algoritmos, automaticamente, entendem a influência de certas pessoas no setor, com base nos seus posts em redes sociais.
Por isso, o Google leva em consideração o desempenho de um site nas redes sociais para determinar a sua posição nos resultados de buscas. Quanto mais engajamento nas redes, maior a relevância no buscador também.
Portanto, é importante estabelecer parcerias para que os influenciadores compartilhem links do seu site nas redes para engajar em uma discussão com os seus seguidores.
Além de trazer mais público para o seu site, ainda trará também mais relevância e autoridade por causa do engajamento.
Use ferramentas que facilitam o trabalho de Outreach no SEO
Existem diversas ferramentas e softwares que auxiliam a ganhar o máximo de benefício no Outreach no SEO.
Alguns desses programas, por exemplo, permitem identificar todos os links negativos do seu site (para removê-los), além de todos os links perdidos da sua página e, o melhor, dos seus concorrentes.
Cada vez que eles perderem um link, é possível entrar em contato com a página que costumava linkar para eles e pedir para que o site passe a linkar o seu conteúdo.
Além disso, as ferramentas digitais ajudam a contribuir com a detecção de oportunidades de produção de conteúdo que possam ser úteis na sua estratégia de Outreach, pois são textos relevantes para determinado momento.
Pense na popularidade e engajamento do site parceiro
Quando for escolher um site parceiro para propor um guest post ou algo do tipo, lembre-se de analisar o nível de popularidade e engajamento da página. Lembra que dissemos que não vale a pena ter links de sites de nichos muito diferentes ao seu? Pois bem, o mesmo vale para conteúdos impopulares.
Se os sites não tiverem nenhum engajamento, não é muito positivo ter os links pois passará uma impressão negativa ao Google.
É importante que o conteúdo gere engajamento no site do parceiro, com comentários e curtidas nas redes sociais, além de levar tráfego para o seu próprio site (convertendo em curtidas nas suas próprias redes também, claro).
Entenda que toda parceria é uma troca de oportunidades
Por fim, um dos erros mais cometidos por sites e páginas que tentam usar o Outreach no SEO é não entender que toda parceria é uma troca de oportunidades.
Ou seja: as empresas pensam mais como os parceiros podem ajudá-los e nunca no reverso.
Isso é um erro crasso pois o melhor resultado sempre vem quando há engajamento real. É possível perceber quando a divulgação de um link nas redes sociais, por exemplo, é fruto de um compromisso.
Os fãs engajam pouco e o próprio influenciador faz pouca questão de compartilhar o assunto com um texto interessante. O mesmo acontece em sites: quando o guest post é “obrigatório”, ele tende a ficar escondido, com poucos resultados.
O Google consegue detectar isso e entende que aquele link, embora positivo, não é tão relevante assim.
Por isso, é importante propor uma parceria real, que seja firmada entre as partes em posições iguais e que ambos estejam engajados nos frutos dessa parceria. Assim, os resultados serão os melhores possíveis.
Seguindo essas dicas, você conseguirá obter os melhores links possíveis para a sua estratégia de Outreach no SEO. Lembre-se de que as conexões devem ser orgânicas e positivas!
E aí, o que achou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!