Erros comuns na Black Friday

black friday no ecommerce

O período da Black Friday está bem próximo e é uma época muito aguardada pelos empreendedores, já que as visitas em suas lojas virtuais aumentam e os consumidores mais propensos a realizar compras. A ansiedade toma conta tanto do lado dos consumidores que querem propostas reais de desconto, quanto para os lojistas que visam um crescimento em suas vendas.

As vendas nesse período cresceram 3x mais do que em 2013, ano em que ela começou a ganhar força no mercado nacional e a estimativa de crescimento para o ano de 2018 é de 20% em comparação ao ano de 2017.

É uma excelente data para todas as lojas de comércio eletrônico. Pequenas, médias ou grandes, há espaço e volume de vendas para qualquer tipo de segmentação, mas é preciso ficar atento a erros comuns nesse período. Vamos falar um pouco sobre esses erros e como se preparar para essa data que já é a segunda maior no comércio eletrônico brasileiro, perdendo apenas para o Natal.

Preparando seu ecommerce para a Black Friday

O primeiro erro é não se preparar para participar da Black Friday. Os consumidores se preparam para essa data bem antes do dia exato, pesquisando sobre os produtos que necessitam e aguardando a melhor oferta para fechar negócio. Essa começa a partir do momento em que o cliente entra em sua loja, assina sua newsletter e aguarda por promoções, em especial, “aquela” promoção feita especialmente para ele.

As chances de vender na Black Friday aumentam em até 13 vezes se comparados a um dia comum, por isso participe da Black Friday e se planeje na divulgação de suas promoções.

Campanha Black Friday

Como dito anteriormente, assim como os consumidores, é necessário que sua loja virtual se planeje para a Black Friday, por isso, não deixe para a última hora a criação de sua campanha. Trace uma estratégia bem antes da data, para não ter surpresas desagradáveis. Se organize e crie um relacionamento com os clientes bem antes do período da Black Friday. Dessa forma, suas chances de aumentar as vendas crescerão. Abuse das ferramentas de divulgação.

O consumidor brasileiro não é bobo e se ele perceber que sua oferta não é real, além de não comprar em sua loja, ele divulgará negativamente suas ofertas, o que pode manchar a imagem e reputação de sua empresa. O consumidor está mais exigente e pronto para criticar os seus serviços e produtos se sentir lesado ou passado para trás. Separe os produtos aonde possui uma margem maior de desconto e ofereça descontos atrativos e reais, para evitar esse tipo de situação. Ofereça grandes descontos em produtos que você não quer deixar mais no estoque.

Deixando o estoque pronto para a Black Friday

Preste bastante atenção em seu estoque para não acabar vendendo produtos esgotados. Como a procura de produtos e vendas aumentam nessa época, é interessante passar a limpo todo o estoque e fazer reposições precisas para não causar nenhum problema ao cliente. Planejamento logístico aqui é o essencial.

No ano passado, cerca de 300 mil clientes fizeram uma compra na Black Friday pela primeira vez. Fique atento a esses clientes que acessarão sua loja pela primeira vez. Tente atrai-los não somente pela oferta, mas pela loja em si. Vitrine bonita, loja clean e voltada para a experiência do usuário são alguns cuidados especiais que você precisa ter para fidelizar clientes novos e antigos.

A experiência de compra é tudo em uma loja virtual, pois o cliente não está tocando o produto e nem conversando com você cara a cara. É preciso cuidado e qualidade no atendimento, além de uma boa disposição dos produtos nas categorias e vitrines , um checkout simples e funcional, para que o cliente gaste o mínimo de tempo possível em uma compra.

Fique atento à velocidade de seu ecommerce e avise o seu fornecedor de hospedagem da loja virtual para o possível aumento em sua demanda, caso você pretenda realizar uma grande campanha de divulgação na Black Friday.

Não se esqueça do pós-venda nessa data, pois é nela que você fidelizará o cliente. Envie o produto em uma embalagem elegante e personalizada, além de algum atrativo, como cupom de desconto ou oferta, caso ele esteja comprando pela primeira vez.

Nossa Loja Magento possui a robustez e as ferramentas necessárias para auxiliar seu ecommerce a suportar o volume de vendas nessa data, além de oferecermos servidores escaláveis, preparados especialmente para suportar todas as transações simultâneas em sua loja.

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