Avaliações de Clientes no Ecommerce

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Em tempos de constantes mudanças tecnológicas, sendo a internet a maneira mais utilizada para adquirir conhecimento sobre algum produto devido à facilidade de comunicação e entendimento de maneira mais dinâmica, muitos se enganam achando que o velho e funcional “boca a boca” acabou. Hoje em dia, ele tem um papel ainda mais importante para as lojas virtuais e está “disfarçada” como as avaliações dos clientes para os seus serviços e produtos.

Essas avaliações tem enorme impacto para quem não conhece os seus produtos e serviços e são muitas vezes determinantes para o cliente escolher a sua loja virtual ao invés de outra para fechar a compra. Essa avaliação vale as vezes até mais do que a avaliação de um especialista no assunto, já que são pessoas reais que determinam se o produto é bom ou não.

Como conseguir boas avaliações na minha loja virtual?

Para conseguir boas avaliações é necessário (além de entregar um excelente produto ou serviço), estímulos a mais para que ele fique mais engajado com a sua empresa. Para conseguir atrair essas avaliações é necessário realizar algumas ações, como criar um programa de fidelidade,  onde o cliente que comprar uma quantidade de produtos ou um produto específico ganha desconto, ou mesmo enviar cupons de desconto para próximas compras após uma avaliação dentro da loja virtual. Outra boa alternativa é fazer um pedido de avaliação da experiência o cliente na loja após a realização da compra, sempre de maneira personalizada e positiva.

Envie emails para os seus clientes para acompanhar tanto o pedido de venda como o pós-venda. Esse método é a mais simples e honesta forma de aproximação com o seu cliente. O melhor momento de envio desse email para avaliação do produto é logo após a entrega ao cliente. Confirme a entrega e envie o pedido de avaliação. Assim ele terá tempo para testar o produto e analisar a experiência completa da compra.

Caso receba alguma avaliação negativa, não exclua em hipótese alguma. Ouça com atenção a necessidade do cliente e seja compreensivo, tentando ajudar a encontrar a solução para o problema dele. Peça desculpas e mostre disposição para ajudá-lo, explicando o que pode ter dado errado em sua venda e mostre maneiras de resolver, tentando reverter essa situação, porém seja breve e direto, sem se alongar demais.

Se você tiver orçamento para marketing, contrate um blogueiro para avaliar os seus produtos. Esse profissional possui seguidores e os influencia nas compras, já que ele domina o assunto e passa confiança aos seus leitores. Se ele fizer uma boa resenha de seus produtos, com certeza atrairá vários possíveis clientes.

A importância dos reviews para SEO no seu ecommerce

Essas avaliações tem imenso valor para o Google também, que pode posicionar sua loja virtual melhor nas páginas de busca. Cada avaliação que sua loja recebe na página específica do produto é uma forma de atualização. Quando o robot do Google passar na sua loja ele vai identificar que essa loja está sempre atualizada e agregará essas avaliações ao conteúdo da página para a verificação da interação da loja virtual com os clientes.

Ou seja, quanto mais avaliações nas páginas dos seus produtos, melhor o rankeamento para as palavras-chave no Google. Por isso, tente essa aproximação com os seus clientes para ter avaliações e depoimentos relevantes, que possa dar mais credibilidade à sua loja virtual.

Na página do produto, dê destaque nas avaliações para ficar mais na “cara” do cliente que tem desejo de adquirir o seu produto. Insira os comentários sobre o produto logo abaixo da sua descrição. Isso dará mais segurança e conforto para o cliente fechar negócio em sua loja virtual. Tenha bastante cuidado para não colocar os depoimentos dos clientes em uma página apenas, além de incluir os comentários de seus clientes de forma bem transparente nos produtos. Mantenha as avaliações dos produtos positivos e negativos, isso deixará a sua loja com um aspecto mais humanizado e não irá mascarar as informações de sua empresa.

Trabalhar nas avaliações reais de seus clientes, além de gerar credibilidade para a loja, será bem vista por seus clientes e pelo Google.  Avaliações podem aumentar sua conversão, pois pesquisas apontam que avaliações e comentários de clientes dentro da página de um produto aumentam em até 18% as vendas de uma loja, além disso, clientes que tem desejo de comprar certo produto  ao ver um comentário sobre ele e a loja, aumentam em até 105% a probabilidade de realizar uma compra.