Automação de Marketing

Muitas empresas ainda tem receio em automatizar os seus processos, com medo de que os “robôs” possam controlar todas as decisões e criar autonomia dentro do negócio. Isso se parece com algum filme de ficção científica com roteiro do século passado, não é mesmo?

A automação dos processos nada mais é do que inovar a tecnologia de sua empresa para você tenha mais tempo para gerenciar o seu negócio de uma maneira mais simples, sem gastar tempo com processos desnecessários.

Ferramentas para Marketing Digital

A automação dos processos de marketing visa aperfeiçoar as tarefas diárias através de ferramentas tecnológicas avançadas para dar mais dinamismo aos seu trabalho,medindo e identificando as necessidades de clientes para melhorar o atendimento e atingir os objetivos que você estabelece em sua empresa.

Contudo, as ferramentas em si não vão dizer muita coisa se o gestor não for claro nos objetivos e análises que deve ter para as tomadas de decisão. O principal a se considerar é a identificação do cliente.  Através de uma pesquisa minuciosa, você identificará quais são as reais necessidades e desejos de seu cliente em potencial e quais atitudes você deve tomar para  torná-lo um consumidor de seu serviço/produto.

Um software bastante utilizado para essa relação com o cliente é o CRM,  tendo em vista as ferramentas que ele oferece, como histórico, leads, estatísticas, entre outros, podendo inclusive saber quais as preferências de um cliente em específico, como um produto que deseja, em qual cor e qual modelo. Essa abordagem facilita no momento de criar uma estratégia de marketing e compra de produtos de seus fornecedores. Outro ponto importante é a geração de leads para sua loja virtual, já que sabendo exatamente o que seu cliente busca, o envio de um email marketing e segmentação de sua lista de mailing será mais precisa na hora de divulgar uma campanha.

A automação dos processos se fez da necessidade de não perder tempo com tarefas diárias que são implicadas no tempo gasto desnecessariamente, no qual a empresa poderia estar focada no aperfeiçoamento dos serviços. Várias atividades são repetitivas, monótonas e cansativas, como o preenchimento de planilhas que podem ser substituídas por programas que fazem tal função. Com essa automação, a sua equipe de marketing, vendas e você como gestor, terão uma melhora na produtividade dentro da empresa, já que essas atividades que demandavam tempo, estão sendo realizadas de maneira automática e confiável.

Gerenciando sua loja virtual

Cada dia mais, a busca por customização, entrega de serviços e produtos personalizados pelos clientes crescem e somente com a automação de marketing, através das ferramentas necessárias, a empresa conseguirá identificar o público ideal e segmentar suas ações para ter um retorno sobre o investimento mais preciso, pois muitas dessas ferramentas conseguem trazer resultados 100% verdadeiros sobre o comportamento de seus clientes.

Essa mensuração de resultados é importantíssima para o gerenciamento de um ecommerce atualmente, pois traz a vantagem de ser monitorada praticamente em tempo real, dando o tempo necessário para realizar ajustes pontuais na loja virtual e converter em vendas. Os recursos para automação de marketing de ecommerce garantem uma eficiência maior, com resultados precisos ao tomar uma decisão para a loja virtual. No final, o objetivo é vender mais, fidelizar os clientes de sua loja, com ferramentas tecnológicas essenciais para essas ações, já que colaboram com as métricas e dados captados do comportamento dos clientes na loja virtual, facilitando para que a equipe de marketing decida  o próximo passo de sua estratégia de venda e divulgação.

Sabendo exatamente o que o seu cliente precisa e quem ele é, o trabalho do gestor fica muito mais fácil e rentável, pois você não arriscará em utilizar uma estratégia que não trouxe resultado satisfatório com o auxílio dos gráficos e resultados de suas ferramentas de automação.

A automação de marketing auxilia no gerenciamento e crescimento de seu negócio, por isso preste muita atenção nos resultados que cada uma dessas ferramentas disponibilizam e converta os leads gerados em vendas para sua loja virtual.

Sem essas ferramentas e na base do “achismo”, muito provavelmente sua loja não decolará e terá o mesmo destino de muitas empresas que não conseguem se adaptar às evoluções tecnológicas do mercado: o limbo do comércio eletrônico.

Não entre para a estatística de empresas no limbo do comércio eletrônico. Inove e faça sua empresa crescer.