Abandono de Carrinho

ecommerce e checkout

Digamos que você como cliente deseja comprar um produto e  começa um processo de busca pelo melhor produto e com o melhor preço. Ainda não passa pela sua cabeça um abandono de carrinho, pois este processo leva tempo e você não tem tempo a perder. Você pesquisa, analisa características e finalmente encontra o produto ideal, então começa a busca de um ecommerce que tenha este produto.

Você encontra a loja perfeita e decide realizar a compra, porém um fator te faz desistir de comprar nessa loja e você acaba o processo com o abandono de carrinho no ecommerce.  Você desiste pela dificuldade em finalizar a compra na loja escolhida por você.

Quem nunca passou por isso? Hoje em dia, pela comodidade que temos e pelos preços mais atrativos, é bem mais confortável comprar em lojas virtuais, sendo até mesmo a primeira opção entre vários brasileiros. O crescimento do mercado online se deve ao fato de que os consumidores estão mais confiantes e se sentem mais seguros em realizar transações bancárias nesse ambiente, fator primordial no momento da finalização de uma compra.

Porém, em muitos casos acontece à desistência da compra em uma loja virtual e consequentemente, o abandono de carrinho, o que deixa os empresários “de cabelo em pé”, sem saber o real motivo de tal desistência. Hoje, vamos citar alguns motivos que podem estar dificultando a compra do cliente em seu ecommerce.

Abandono de Carrinho no Ecommerce

Evite o excesso de burocracia e dados desnecessários para o cliente cadastrar. Analise os dados que são realmente necessários para conclusão do pedido em sua loja, para que você tenha segurança em suas vendas online, como nome completo, CPF e endereço. Pesquise os grandes players do mercado e seus concorrentes diretos e veja quais os dados são exigidos em seus formulários  para que você possa adaptar seu checkout e evitar o abandono de carrinho no ecommerce.

Evitar Carrinho Abandonado no Magento

Se possível, adquira módulos ou faça uma adaptação no código de sua loja para que os clientes possam finalizar a compra em uma etapa. Essa função serve para clientes que já compraram em sua loja e querem mais agilidade na próxima compra, simplificando os passos para finalização. Existem várias opções de módulos e gateways de pagamento para simplificar o processo de compra e evitar o carrinho abandonado no Magento.

Modificar Design do Ecommerce para evitar abandono de carrinho

A porcentagem de abandono de carrinhos no ecommerce chega a 69%, e um dos grandes fatores de abandono de carrinho são as distrações que o cliente possa ter no layout da própria loja virtual. Utilize uma navegação mais intuitiva e de fácil assimilação para o usuário, facilitando todo o processo de compra. O ideal é fazer com que o cliente finalize a compra seu qualquer problema ou distração, por isso, quanto mais informações desnecessárias o ecommerce tiver, mais distrações o seu cliente terá e maior o risco dele desistir  da compra e abandonar o carrinho.

Tenha certeza de que todas as informações de compra e entrega de seu ecommerce (além das descrições dos produtos) estejam corretas. Não tente mascarar nenhum dado. Deixe todas as informações importantes como a data prevista de entrega e o valor do frete em destaque. Dessa forma, além de transmitir confiança, seu cliente saberá exatamente todos os custos ao comprar um determinado produto, sem surpresas desagradáveis na etapa final.

Em datas em que as visitas nas lojas virtuais crescem, como o Natal e a Black Friday, é comum que a entrega atrase, por isso tenha certeza de que os prazos de entregas estejam alinhados com as datas previstas pelas transportadoras.

A velocidade e o abandono de carrinho

Sempre que possível, faça testes de navegação e desempenho dentro de sua loja virtual  para evitar manutenções de urgência e surgimento de problemas técnicos. Muitos clientes desistem da compra ao encontrar algum link quebrado na loja virtual ou até mesmo verificando que a loja está fora do ar. Tenha um bom relacionamento com os administradores do servidor de sua loja virtual, a fim de reparar quaisquer erros com eficiência, além de verificar se o certificado de segurança da loja está em dia e sem nenhuma falha. A hospedagem influencia diretamente na velocidade e caso seu ecommerce esteja lento, haverá o abandono de carrinho constantemente.

Caso tenha alguma estratégia de marketing que atrairá um número de visitantes maior do que o de costume ou esteja próximo a datas especiais, faça testes prévios em toda a loja e prepare sua hospedagem para garantir um excelente desempenho para os seus clientes e evitar possíveis problemas dentro do sistema.

Esses são alguns dos motivos que podem dificultar a finalização das compras e influenciar no abandono de carrinho, porém, cada ecommerce possui suas peculiaridades e é necessário realizar manutenções e análises regularmente para evitar a perda de clientes e, consequentemente, das vendas.

Caso tenha alguma dúvida,  entre em contato conosco! Estamos à disposição para ajudá-lo a vender muito mais!